TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS SOCIAIS DO TURISMO

Por:   •  18/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – CAMPUS SILVÂNIA

Profª. Esp. Tânia Medeiros de Carvalho de Lima

Aluna: Livia Ribeiro Silva Disciplina: Turismo

OS IMPACTOS SOCIAIS DO TURISMO

Quando determinada localidade recebe pessoas de outros locais devido a atrações relacionadas ao seu espaço geográfico, a sua cultura, a gastronomia, entre outros variados fatores, isso quer dizer que este local é um ponto turístico.

Lugares que se destacam por receber turistas das mais variadas partes do país e do mundo precisam de um planejamento para que os impactos negativos causados sejam os menores possíveis para a população, enquanto que se sobressaia os pontos positivos.

Os impactos sociais positivos decorrentes do turismo são a melhoria na qualidade da educação e melhor acesso a saúde publica. Investimentos privados em hotelaria, bares, restaurantes, comércios – o que faz que haja um aumento de empregos. Há também o desenvolvimento local com a valorização da cultura, geralmente com a criação de associações e cooperativas.

Dentre os impactos sociais negativos acarretados pelo turismo o aumento do custo de vida deve ser observado, visto que em detrimento do aquecimento do comercio, os preços praticados podem ser elevados, prejudicando os moradores fixos da região, que em sua grande maioria não possuem o poder aquisitivo das pessoas que visitam a sua localidade.

O processo de Imigração – impacto negativo – fazendo com que ocorra o “inchaço” de pessoas nas localidades, dificultando e/ou piorando a qualidade dos serviços públicos e aumentando a criminalidade.

Outros pontos negativos são o aumento da prostituição e a venda/consumo de drogas devido o aumento populacional e as regras mais frouxas com as pessoas vindas de fora, ou seja, os turistas.

Quanto ao meio ambiente, a politica a ser desenvolvida nas localidades turísticas precisa ser bem estudada e implementada para toda a população. Uma vez que a preservação e a manutenção do meio ambiente é o que vai fazer com que haja a manutenção e regularidade turística. Bem como o desenvolvimento social e econômico do lugar. Um ambiente degradado dificilmente poderá acarretar interesse e valor/interesse turístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com