TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Sociais e Ambientais de Hidrelétricas

Por:   •  6/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE INSTRUMENTALIÇÃO CIENTÍFICA

Claudiano Pimenta de Noronha, Gustavo Silva Veloso, Hortência Brito Anes, Manoella Pereira Vitoria e Nayara Lima de Moraes.

Impactos Sociais e Ambientais de Hidrelétricas

Palmas-TO

2015


 Claudiano Pimenta de Noronha, Gustavo Silva Veloso, Hortência Brito Anes, Manoella Pereira Vitoria e Nayara Lima de Moraes.

Impactos Sociais e Ambientais de Hidrelétricas

Projeto de Pesquisa elaborado e apresentado como requisito parcial para apresentação na disciplina de instrumentalização científica Centro Universitário         Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).

Orientadora: Dra° Erika Maciel.

Palmas – TO

2015


RESUMO

NORONHA, Claudiano Pimenta. Impactos Sociais e Ambientais de Hidrelétricas. 2015. Trabalho de Conclusão da Disciplina de Instrumentalização Cientifica - Centro Universitário Luteranos de Palmas, Palmas/TO, 2015[1].

O presente trabalho faz uma apresentação e análise de duas abordagens de Avaliação de Impactos Ambientais desenvolvidas para projetos hidrelétricos: o módulo positivo ambiental e negativo. Os dois instrumentos foram avaliados segundo critérios técnicos, institucionais e operacionais, através de artigos. Tem como objetivo principal apontar aspectos contribuindo para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de outras metodologias de avaliação de Impactos Ambientais. A utilidade dos instrumentos apresentados foi discutida a luz das condições e processos envolvidos no planejamento do setor elétrico brasileiro.

Palavras-chave: Ambiental. Critérios. Hidrelétrico.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

1.1 Problema de Pesquisa...........................................................................................3

1.2 Hipóteses...............................................................................................................3

1.3 Objetivos................................................................................................................4

1.3.1 Objetivo Geral.....................................................................................................4

1.3.2 Objetivos Específicos.........................................................................................4

1.4 Justificativa............................................................................................................5

2 METODOLOGIA......................................................................................................6

REFERÊNCIAS...........................................................................................................7


1 INTRODUÇÃO

A maior parcela de energia elétrica gerada no Brasil advém das hidrelétricas. As mesmas são conhecidas por afetar grandes áreas territoriais que margeiam os rios utilizados para o represamento da água (RODRIGUES; SOUZA, 2008).

      Esse alagamento muda significativamente a geografia natural das margens dos rios, que costumam ser matas e praias. As praias geralmente são utilizadas pelas cidades onde os rios passam, como um atrativo turístico, fortalecendo a economia local nos períodos (RODRIGUES; SOUZA, 2008).

      O represamento da água também afeta a população ribeirinha, que em geral tem sua fonte de renda baseada no trabalho as margens dos rios, trabalho estes como: plantação, criação de animais e ate mesmo o turismo. No âmbito ambiental e possível observar a diminuição de várias espécies de animais e plantas e o aparecimento de animais e insetos, afetados pela mudança quase que instantânea em se habitar-te natural.

Os impactos ambientais das usinas hidrelétricas são causa de inúmeros debates atualmente. Alguns impactos começaram a ser analisados devido à emergência ao reconhecer os efeitos que as hidrelétricas causam ao meio ambiente. Analisando esse problema chegamos á seguinte problemática.

1.1 Problema de Pesquisa

Quais os tipos de danos ambientais positivos e negativos causados no meio ambiente por conta da implantação das hidrelétricas?

1.2 Hipóteses

As hidrelétricas não causam danos ambientais.

As hidrelétricas são responsáveis por danos ambientais.

1.3 Objetivos

Avaliar os impactos ambientais causados pelas hidrelétricas no Brasil.

1.3.1 Objetivo Geral

Identificar os aspectos positivos e negativos, contribuindo para o desenvolvimento de outras metodologias de avaliação dos Impactos Ambientais causado por hidrelétricas

.

1.3.2 Objetivos Específicos

Segundo ROSA (1995), a hidroeletricidade, para a situação brasileira, é considerada a melhor solução técnica e econômica, em face dos riscos ambientais e dos custos, se comparada com a energia nuclear.

Ainda que a geração hidrelétrica seja sustentável, algumas regiões atingidas para que ela fosse gerada tiveram, em lugar de desenvolvimento, retrocesso insustentável (MÜLLER, 1995).

1.4 Justificativa

        O parque gerador hidrelétrico brasileiro é bastante complexo possuindo rios com excelentes potenciais hidrelétricos. O Brasil possui usinas em todas as regiões e continua investindo nesta fonte de energia.

Ao observar constatemente na mídia e redes sociais os diversos debates a respeito do tema proposto, decidiu-se então fazer uma abordagem mais complexa, tomando por base outros projetos de pesquisa, analisando seus resultados e assimiliando-os para obter um resultado final.

Pretendemos mostrar neste artigo de acordo com as pesquisas levantadas, quais os benefícios e malefícios causados pela geração de energia elétrica a partir de hidrelétricas, e se possível apresentar uma solução ao problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com