TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MATERIAIS E MÉTODOS

Por:   •  13/9/2020  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Os métodos utilizados na presente pesquisa têm ligação direta com os objetivos do projeto. A metodologia aplicada estuda os meios ou métodos de investigação com a finalidade de identificar e analisar o problema. A partir disso, desenvolver observações e a interpretação das relações de causa e efeito.

Para Pereira et al (2018, p. 68), “Método é o caminho para se realizar alguma coisa e quando se tem o caminho, torna-se mais fácil realizar viagens sabendo onde se está e aonde se quer chegar e como fazê-lo.”

Para a elaboração da referida temática e construção do projeto como um todo, foram feitas pesquisas sobre a área crítica por meio de livros, artigos e sites, visitas in loco para observação direta da estrutura física da empresa e acompanhamento de todo processo até o cliente final.

Dessa forma esse projeto procura estudar sob a ótica do Marketing, o processo de canais de comunicação da empresa Xtreme até o cliente final. Assim o estudo tem como base referenciais teóricos para melhor desenvolvimento da proposta com intuito de resolver os problemas atuais encontrados na área crítica do setor comercial.

3.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Os procedimentos metodológicos têm como objetivo mostrar o caminho percorrido do pesquisador, ou seja, o método escolhido e tipo de pesquisa. Por meio de visitas in loco e coleta de dados, entrevistas com gestor e equipe foram analisadas a informações, logo constrói a base do trabalho de investigação, técnicas de recolha e verificação, cujo mesmo é ter fontes no qual os autores trabalham, e ter a obrigação de atender os objetivos propostos.

3.1.1 QUANTO A NATUREZA

De acordo com VERGARA (2016, p.77), “Para classificação da pesquisa, toma-se como base a taxionomia que qualifica em relação a dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios”.

Em relação a natureza da pesquisa utilizada foi exploratória, a análise dos dados foi feita de maneira qualitativa e quantitativa realizada na área por meio de sondagem, método de investigação a partir de coletas de dados que serviram como base para conhecer o processo operacional e administrativo da organização.

3.1.2. QUANTO AOS FINS

A pesquisa realizada é do tipo exploratória e metodológica, já que o objetivo é analisar o problema de perto, a fase preliminar que oferece uma visão panorâmica, uma primeira aproximação a um determinado fenômeno pouco explorado. E metodológica porque através dessa pesquisa pode-se encontrar maneiras, procedimentos, modelos para atingir determinado fim.

Pesquisa exploratória tem finalidade de ampliar o conhecimento a respeito de um determinado fenômeno. Segundo o autor, esse tipo de pesquisa, aparentemente simples, explora a realidade buscando maior conhecimento, para depois planejar uma pesquisa descritiva. (ZANELLA, 2013, p.33)

Do ponto de vista dos meios de investigação trata-se uma problemática nova, por envolver avaliação de serviços prestados de um provedor de internet. O estudo de caso é empírico, pois investiga um fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade.

3.1.3 QUANTO AOS MEIOS

O estudo de caso foi feito pesquisa de campo observação direta, coleta de dados, entrevistas, análises e interpretação dos dados com objetivo de reunir informações que servirão com base para construção da proposta.

Pesquisa de campo é investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação participante ou não. (VERGARA, 2016, p.75)

Houve pesquisa interna com o gerente e a equipe operacional, coleta de dados documentais, entrevistas foram gravadas, transcritas e em seguida analisadas. A pesquisa de natureza qualitativa possibilitou a realização de uma análise teórica, com base nos fenômenos ocorridos no dia a dia das pessoas que permitiu a melhor compreensão no contexto em que ocorre sendo analisado numa perspectiva integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com