TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  8/6/2015  •  Bibliografia  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

2.1.1 INFLAÇÃO 4

2.1.2 TAXAS DE JUROS 5

2.1.3 TAXAS DE CÂMBIO 5

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 5

2.2.1 MEDIDAS DESCRITIVAS 6

2.2.1.1 Medidas de Tendência Central 6

2.2.1.2 Medidas de Dispersão 6

2.2.1.3 Técnicas de Amostragem Probabilística 6

2.2.2 NÚMEROS – ÍNDICES 7

2.2.3 DEFLAÇÃO DE DADOS 7

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar definições básicas de Micro e Macroeconomia, abrangendo taxa de juros,inflação, taxa de câmbio, evidenciando e relacionando exemplos.

Também encontra-se conceitos de estatística aplicada, métodos quantitativos, medidas descritivas, medidas de tendência central, medidas de dispersão, técnicas de amostragem probabilística, números-índices, deflação de dados, e a importância da estatística nas grandes empresas.

Um breve relato sobre a relação entre o capitalismo e o consumo excessivo da sociedade moderna, e até onde vai a gana pela conquista do cliente.

2 DESENVOLVIMENTO

O panorama social de qualquer grupo de seres humanos é composto por uma imensa quantidade de dados e informações, os quais interagem de forma muito complexa e não evidente à primeira análise. As diversas ciências sociais procuram ordenar e estudar essa diversidade de dados e informações.

A economia adota dois pontos de vista diferentes. Na macroeconomia, se considera a evolução dos grandes agregados, PIB, inflação, exportações, taxa de juros, etc.

A microeconomia por sua vez adota com princípio organizador dos dados sociais que observa o comportamento racional das pessoas, definido de forma restrita como sendo a otimização das escolhas, feita por cada indivíduo, para alcançar seus objetivos.

Como grande agregada e não se pode negar, a estatística está mais presente nas grandes empresas, do que imaginamos. Técnicas de amostragem, números-índices, deflação de dados, métodos esses maiores aliados dos grandes gestores desse século.

Por fim, como uma sociedade capitalista, o desejo de comprar e consumir cada vez mais nos faz sermos espécies compulsórias, a gama de propagandas e “estímulos” vindos das grandes empresas fazem com que caiamos no conto do quanto mais, melhor.

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Para saber um pouco mais sobre Microeconomia e Macroeconomia, deve-se primeiramente entender o que é economia.

A economia é a ciência que estuda como o indivíduo e a sociedade utilizam os recursos limitados para melhor atender as necessidades humanas. Dividi-se em: Economia Descritiva, Economia Descritiva e a Teoria Econômica, sendo essa última subdividida em: Microeconomia e Macroeconomia.

A Microeconomia, também conhecida como, Teoria dos Preços, estuda o comportamento das famílias e das empresas a nível individual, porém analisando como eles interagem em mercados específicos. A Microeconomia preocupa-se mais com a análise parcial, com as unidades, não tendo seu foco específico na empresa, mas no mercado no qual as empresas e consumidores interagem, analisando os fatores econômicos que determinam tanto o comportamento do consumidor quanto o comportamento da empresa.

A Macroeconomia, no entanto,se diferencia da Microeconomia, já que estuda os grandes agregados (Produto Nacional,Taxa de Juros, Taxa de Câmbio, etc), dentro de um enfoque de análise global.

2.1.1 INFLAÇÃO

A inflação na economia é a queda do valor de mercado, porém é popularmente usada para referir ao aumento geral dos preços.

Existem 5 tipos de inflação:

• de demanda: ocorre quando a demanda se encontra acima da oferta, ocasionando assim uma pressão inflacionária. (Ex: a alta do dólar, queda de juros);

• de custos: ocorre com o aumento dos custos de produção, com isso os preços finais da mercadoria se elevam. (Ex. No setor automobilístico, quando as vendas diminuem, os preços se elevam);

• estrutural: esta, ocasionalmente, é causada pela ineficiência de serviços fornecidos pela infraestrutura de uma determinada economia, elevando custos de produção, ocasionando assim o aumento dos preços das mercadorias no mercado (Ex: Se os portos são ineficientes, as exportações acabarão ficando mais caras e o produto ficará pouco competitivo no mercado internacional);

2.1.2 TAXAS DE JUROS

A taxa de juro, assim como outros fatores, tem uma forte influência na economia. Juro, nada mais é que a remuneração cobrada por um empréstimo de dinheiro, entende-se como uma espécie de “aluguel”.

No Brasil a taxa básica de juros é a taxa SELIC, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, corresponde à taxa vigente no mercado interbancário, ou seja, é a taxa aplicada aos empréstimos entre bancos para operações de um dia, títulos públicos federais.

Já a Taxa preferencial de juros, é a taxa cobrada dos clientes preferenciais, isto é, aqueles que têm as melhores condições, avaliações de crédito. É determinada pelas condições de mercado.

2.1.3 TAXAS DE CÂMBIO

A taxa de câmbio nada mais é do que o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda, é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades da moeda nacional, no nosso caso, o real.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

São caracterizados pelo emprego da quantificação tanto na modalidade de coleta de informação, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas: percentual, devio-padrão dentre outras.

Prevê a mensuração de variáveis previamente estabelecidas, verificando sua influencia sobre outras variáveis, mediante a análise da frequência de incidências e de correlações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com