TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 10

GESTÃO DE PESOAS: É a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.

OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS Criar manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para realizar os objetivos da  organização. Criar manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas.

DESEMPENHO: “Aplicação dos esforços das pessoas em busca de produtividade efetiva, cujo foco é o cliente.” Pode ser verificada e mensurada. É ação intencional decorrente da aplicação de potenciais e competências que permite o alcance de resultados

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: É uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

“É um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo, em período e área específicos (conhecimentos, metas, habilidades, etc.)” MARRAS, (2000).

OBJETIVOS DA AD: Identificar aqueles empregados que necessitam de aperfeiçoamento.

Definir o grau de contribuição (individual ou grupal) nos resultados da empresa. Descobrir o surgimento de novos talentos na organização. Facilitar o autodesenvolvimento dos empregados.

Fornecer feedback aos empregados. Subsidiar programas de mérito, promoções e transferências. Alicerçar a ação do gerente.

Identificação do melhor método a ser aplicado; Aplicação e monitoramento do processo de avaliação; Envolvimento da Lideranças na modelagem do instrumento;  Divulgação intensiva na organização para

todos os envolvidos;  Viabilização da estruturação dos instrumentos. CICLO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO).

OQUE É O METODO AD? É o caminho pelo qual a empresa materializa os princípios de avaliação, cuja finalidade central é verificar, sob determinadas condições, a aplicação, pelo avaliado, de técnicas de trabalho adquiridas no treinamento. Toda empresa deve adotar seu próprio “pacote” de métodos de AD, levando em conta suas particularidades, política de RH e atividades exercidas pela força de trabalho.

PROPENSÕES E ERROS DO AVALIADOR: Efeito halo: é a tendência que um avaliador imprime ao processo de avaliação quando se deixa levar por alguma característica do avaliado, que o marcou de forma tão significativa que lhe impede de interpretar as demais características com neutralidade e clareza. Exemplo: relação de amizade, está sempre disponível.

Efeito tendência central: é aquela em que o avaliador “força” sua avaliação num ponto central

da escala, entre outros motivos, para não se comprometer ou para não criar a onstrangedora

situação de ter de explicar a um subordinado o resultado da avaliação negativa.

GESTÃO DE PESSOAS: Todas as operações de negócios podem ser resumidas em três fatores: pessoas, produtos e lucros. As pessoas vêm em primeiro lugar. Se você não tiver uma boa equipe não poderá fazer muito com o resto.

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO: Higiene e segurança do trabalho constituem duas

atividades relacionadas intimamente, que visam garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde dos empregados.

HIGIENE DO TRABALHO: “A Higiene do Trabalho referese ao conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservandoo dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. A higiene do trabalho está relacionada com o diagnóstico e com a prevenção de doenças  ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de  trabalho”.

SEGURANÇA DO TRABALHO: O conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras

do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.

CAUSA DO ACIDENTE DE TRABALHO: Ato inseguro: é a maneira pela qual o trabalhador

se expõe, consciente ou inconscientemente a riscos de acidentes. Em outras palavras é o tipo de comportamento que leva ao acidente. São responsáveis por 90% dos acidentes de acordo com a OMS.

Condição Insegura: São as deficiências, defeitos, irregularidades técnicas que constituem riscos para a integridade física do trabalhador. É a situação que provoca o acidente de trabalho. Exemplos: Escada quebrada. Ferro pontiagudo, fio desencapado. Equipamentos sem manutenção. Falta de EPI, entre outros.

ACIDENTE DE TRABALHO: Acidentes sem afastamento: É o acidente em que

o acidentado pode exercer a sua função normal, no mesmo dia do acidente ou no dia seguinte. Acidentes com afastamento: É o acidente que provoca a incapacidade temporária, incapacidade permanente ou morte do acidentado.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A preocupação com o bemestar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas, envolvendo tanto aspectos físicos e ambientais, como os aspectos psicológicos do local de trabalho.

Organizacional-  Planos de carreiras igualitários.  Clareza das políticas e procedimentos.

Social-  Investimento na educação formação dos funcionários.  Benefícios familiares.  Atividades culturais e esportivas

Psicológica-  Valorização dos funcionários  Apoio psicológico  Desafio e fatores motivacionais.

Biológica-  Ginástica laboral.  Controles dos acidentes de trabalho.  Conforto físico e eliminação da insalubridade.  Alimentação balanceada  Controle de doenças. Maximiano(20

PRATICAS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO:  Ginástica laboral. Promoção de eventos em datas especiais. Bonificações e premiações. Valorização do funcionário. Sala de descanso e lazer. Estudos de ergonomia. Treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com