TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PASSOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA NO LIVRO "A ARTE DA GUERRA"

Por:   •  1/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

JACKSON JOSÉ DE BOMFIM- 3° ADM.

        Os Passos da Gestão Estratégica com base no livro “A Arte da Guerra”.

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:

Capitulo 3: Ataque por estratagema.

“Por consequência está dito: se conhecer o inimigo e a si mesmo, não temas o resultado de cem batalhas. Se conhecer a si mesmo, mas não o inimigo, para cada vitória, também sofrerás uma derrota. Se não conhecer a si mesmo e nem o inimigo, sucumbirás a todas as batalhas.”

Conhecer a si mesmo e ao inimigo. Não se pode enxergar o inimigo como concorrente ou alguém que queira te derrubar, mas também o reconheça como seus medos, que te impedem de agir. Faça perguntas a si mesmo e perceberá que as repostas serão o conhecimento necessário para enfrenta-los. Aqui busca-se obter uma visão sistêmica das coisas, justamente para que haja um melhor entendimento de como agir.

PRONTIDÃO ESTRATÉGICA:

Capitulo 5: Pontos fortes e fracos.

“Não repita as táticas que o fizeram vencer, deixe que seus métodos sejam regulados pela infinita variedade de circunstancias.”

Tem que procurar se reinventar e sempre se surpreender, e também surpreender ao próximo. Sempre lutar e sempre estar preparado para as inúmeras situações, entender as mudanças, pensar de forma diferente e se for preciso, quebrar paradigmas.

DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO:

CAPITULO 9: O exército em marcha.

“Um exército deve escolher lugares altos, evitar os baixos, valorizar a luz e fugir da sombra.”

Quanto mais claro forem as metas e objetivos, mais rápido eles poderão ser alcançados, com obediência. Não adianta querer estar em todos os lugares e não conseguir fazer nada direito.

 Focar em um objetivo e como atingir este objetivo é de extrema importância, e em havendo mais objetivos, focar no mais importante.

VIGILÂNCIA ESTRATÉGICA:

Capitulo 8: Variações nas táticas

“Há estradas que não devem ser seguidas, exércitos que não devem ser atacados, cidades que não devem ser sitiadas, posições que não devem ser contestadas e comandos do soberano que não devem ser obedecidos.”

Mas antes de tomar a decisões deve-se conhecer as regras, observar riscos e oportunidades, e porque não antecipar ações e respostas estratégicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com