TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAREM SUAS PORTAS

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO

        

DESAFIO PROFISSIONAL

CARLA PATRÍCIA M. FRANCO DE SÁ RA: 1299108297

ELLINALDO AZEVEDO BARBOSA RA: 2800674962

JUCILENE BRITO BITENCOURT RA: 2848966849

KELLY DE SOUZA OLIVEIRA RA: 1709115159

JOSEMAR MONTEIRO

MANAUS – AM

 2015/04

CARLA PATRÍCIA M. FRANCO DE SÁ

ELLINALDO AZEVEDO BARBOSA      

JUCILENE BRITO BITENCOURT

KELLY DE SOUZA OLIVEIRA

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional referente às disciplinas norteadoras: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, ministrado pelo Prof. Tutor MSc. Josemar Monteiro Teixeira.

RA: 1299108297

Série: 1ª.

MANAUS – AM

 2015/04


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAREM SUAS PORTAS        

2.        DESAFIO PROFISSIONAL        

3.        FERRAMENTA SWOT        

3.1  Favoráveis e desfavoráveis do Restaurante Smak        

3.2  Diagnóstico do Restaurante Smak        

4.        REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO        


INTRODUÇÃO

       

         

O Desafio Profissional da matéria de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional tem por seu principal objetivo discutir e apresentar os conceitos e ferramentas da gestão que um empreendedor poder utilizar em seu trajeto profissional. As vantagens e implicações da utilização do conceito de Unidades Estratégica de Negócios, sobre as empresas de modo geral, de modo a basear a definição e apresentação de uma abordagem metodológica que seja de fácil entendimento pelas pessoas e, que possa ser efetivamente e facilmente colocada em pratica pelas empresas, permitindo com isso movimentos oportunos por parte das organizações, rumo a novas capacitações e formas mais adequadas de se posicionar na área competitiva.

Atualmente o ambiente competitivo que as empresas enfrentam, tem feito seus gestores realizarem um grande esforço para planejar o caminho rumo à liderança no mercado, ou seja, buscam criar direcionamento estratégico com o objetivo de guiar suas decisões e ações em todos os níveis da organização. Está inserida em toda empresa um ambiente estratégico de um conjunto de forças que determinam um nível de rentabilidade, sendo que a intensidade dessas forças varia de negócio para negócio. Toda e qualquer empresa, seja qual for o porte e ramo de negócio, adota estratégias para atingir seus objetivos, visando direcionar e coordenar esforços, definir a organização e sobreviver em ambientes hostis. Nesta determinação em que as empresas vêm buscando como forma estratégica pela busca de seus objetivos

O planejamento Estratégico vem atender a essa necessidade, Conforme (Oliveira 2010) proporciona um método a estabelecer uma direção para as empresas a aperfeiçoar o grau de interação com os fatores externos, de forma inovadora e diferenciada. É estabelecido pelos níveis mais altos de forma a estabelecer objetivos que possam determinar ações que levam em conta condições externas e internas. Este possibilita ao gestor estabelecer o rumo que a empresa deverá seguir e garante uma trilha segura para desenvolvimento futuro, na qual antecipa as ameaças que o setor pode sofrer, permite aproveitar as oportunidades assim que se mostram disponíveis. Como forma de estudo através do planejamento estratégico, a técnica da análise SWOT foi aproveitada de forma a se saber a importância da formação das equipes de trabalho de uma empresa, com intuito de mostrar seus pontos fortes e fracos nesta formulação. Com isso, após a avaliação pela análise SWOT da formulação e criação de nova equipe, se conclui que este novo segmento requer uma equipe especializada e muito treinada, porque é de fundamental importância os resultados que a mesma terá que demonstrar ao longo da operação da nova empresa.

Criada por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicadas por inúmeros acadêmicos, à análise SWOT estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Através destas quatro variáveis, poderá fazer-se a inventariação das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades e ameaças do meio em que a empresa atua. Quando os pontos fortes de uma organização estão alinhados com os fatores críticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado, a empresa será por certo, competitiva no longo prazo (RODRIGUES, ET al., 2005).

 Administrar é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da empresa quanto de seus membros. O processo administrativo envolve planejamento, organização, direção e controle. O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas.

 


  1. OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAREM SUAS PORTAS

Empreendedor sabe que não existe fórmula mágica para um negócio dar certo. Mas é possível diminuir bastante a probabilidade de falência. Os empresários que sobrevivem aos primeiros e mais turbulentos anos do negócio apontam a capacidade empreendedora, a logística operacional e as habilidades gerenciais como fatores primordiais para o sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com