TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais Motivos do Insucesso de Pequenas e Médias Empresas

Por:   •  25/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Taubaté, Abril/2015


SUMÁRIO

Item

Pág.

1.

INTRODUÇÃO

04

2.

OBJETIVO

05

3.

ETAPAS

3.1.

PASSO 1 – Principais motivos do insucesso de pequenas e médias empresas

06

3.2.

PASSO 2 – Um plano de negócio para o restaurante, seus benefícios e como desenvolvê-lo

07

3.3.

PASSO 3 – Aspectos favoráveis e desfavoráveis do Restaurante

11

3.4.

PASSO 4 – Principais problemas e Possíveis soluções para o Restaurante

12

4.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

14

5.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

15


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido utilizando conceitos de comportamentos organizacionais e empreendedorismo, com o intuito de evidenciar no estudo de caso do restaurante SMAK da proprietária Dona Irena, a aplicação do instrumento plano de negócios, do qual a administradora como empreendedor, deverá melhorar o desenvolvimento do seu negócio avaliando, identificando e propondo soluções para reorganizar e impulsionar os negócios, minimizando riscos, tornando-o mais atrativo e competitivo.


2. OBJETIVO

Com a utilização de ferramentas como SWOT é possível diagnosticar os erros administrativos, definir estratégias para sanar os problemas e soluções para melhorias no aspecto geral do restaurante, aumentando a eficiência do estabelecimento e melhorando a auto imagem.

O grupo 1 do curso de ciências contábeis, se propôs a esquadrinhar os motivos causadores do insucesso da nova gestão, bem como, propor uma remodelação na forma como o negócio tem sido gerenciado. Utilizando conhecimentos técnicos, que possibilitem a empresária ter uma visão mais ampla, de como funciona a administração de um negócio, conscientizando-a das necessidades das mudanças que devem ocorrer, para enfim seu restaurante dar certo.

Dessa forma elaboramos um plano de negócios e destacamos da forma mais assertiva possível, todas as conclusões e possiblidades desta empresa. Esperamos poder contribuir e impulsionar o potencial que há na empresa e na cidade, levando a visão empreendedora de sucesso para o restaurante e para a vida da Dona Irena.


3. ETAPAS

3.1. PASSO 1 - PRINCIPAIS MOTIVOS DO INSUCESSO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Estudos e pesquisas apontam que grande parte das pequenas e médias empresas não prospera quase sempre pelo mesmo motivo, o proprietário não está devidamente preparado para gerenciamento de seus negócios.

Manter uma empresa, conquistar resultados positivos com lucros e atingir o sucesso depende muito mais do que ter um local para funcionar e um produto para comercializar.

Um erro muito comum é visar somente o lucro e a não adequação as mudanças comportamentais do mercado.

Podemos citar ainda:

  • A falta de qualificação e motivação dos funcionários;
  • O descaso com a marca da empresa (sem grandes investimentos em divulgação, brindes, entre outros);
  • Medo de ter iniciativa, inovar e arriscar;
  • Deixar de buscar conhecimentos e aprendizados constantes;
  • Pouca variedade de produtos ofertados;
  • Custo x benefício (não ofertar um produto ou serviço de qualidade aliado ao preço competitivo).

Se não houver um plano de negócio, uma análise estratégica, um conhecimento prévio do mercado em que pretende atuar, o capital de giro e um empreendedor com espírito de liderança e autoconfiante, otimista, que persista com determinação, organização e criatividade para criar novas oportunidades, dificilmente a empresa sobreviverá.

3.2. PASSO 2 - PLANO DE NEGÓCIO PARA O RESTAURANTE, SEUS BENEFÍCIOS E COMO DESENVOLVÊ-LO.

O plano de negócio é uma ferramenta que norteia o empreendedor para levantar informações, fazer estudo do mercado, descobrir o perfil do consumidor que seu produto ou serviço atenderá, avaliar os concorrentes existentes, tendências, analisar aspectos financeiros e operacionais com o objetivo de acompanhar as mudanças do ambiente empresarial e ambiente externo protegendo assim os negócios de ameaças e auxiliando na exploração de oportunidades.

 [...] Um Plano de Negócios será mais bem elaborado se contar com uma         visão estratégica, previamente elaborada, que abarque toda a situação do         empreendimento e do ambiente tecnológico, econômico, financeiro, social e         cultural que envolve. Para tanto, é recomendável que se tomem em         consideração, antes de sua elaboração propriamente dita, as ameaças e         oportunidades do ambiente, principalmente no que estas se traduzem em termos de mercado potencial e condições financeiras, e as forças e fraquezas do empreendimento. (SALLES, 2001 p.11).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (343.1 Kb)   docx (493.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com