TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS ECONÔMICOS

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                                              [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]


SUMÁRIO

  1. ECONOMIA DE MERCADO
  1. Teoria ............................................................................................................. 3
  2. Prática ............................................................................................................ 3
  1. ECONOMIA CENTRALMENTE PLANIFICADA
  1. Teoria ............................................................................................................  4
  2. Prática ............................................................................................................ 4
  1. CONCLUSÃO ....................................................................................................... 5
  2. BIBLIOGRAFIA ..................................................................................................... 6

ECONOMIA DE MERCADO

        É um sistema econômico em que os agentes econômicos conseguem agir de forma livre, sem a intervenção do Estado. Ou seja, o comércio e a troca de bens e serviços têm lugar em um mercado livre com o predomínio da propriedade privada. O próprio mercado vai determinar o preço dos bens e serviços baseado na utilidade e escassez, com o princípio da conhecida "utilidade marginal". 

        Com isso, as organizações privadas decidem o que produzir e qual a quantidade a ser produzida, e os consumidores decidem o que querem comprar e qual o preço que estão dispostos a pagar, sendo assim um sistema capitalista/neoliberal de ampla concorrência. 

        O sistema econômico norte-americano é um dos mais avançados na forma de organização capitalista. Pode-se observar nele a contradição mais característica do estágio contemporâneo da evolução do capitalismo, entre o liberalismo teórico, princípio ativo do capitalismo ascendente, e o aparelho financeiro que monopoliza todo um setor ou toda uma parte de um setor da economia e da política para salvar-se contra novos concorrentes mantendo sua estabilidade e seu mercado. Mesmo com a intervenção descontínua do Estado, o nacionalismo tem proporções enomes nos Estados Unidos, fazendo com que tenha um nível de exportação muito mais elevado do que de importação.

"The economic system of any nation is the mechanism which brings together natural resources, the labor supply, technology, and the necessary entrepreneurial and managerial talents. Anticipating and then meeting human needs through production and distribution of goods and services is the end purpose of every economic system."

(AN OUTLINE OF AMERICAN ECONOMICS, Robert L. McCan)

        Não há dúvida de que os investidores decidem em gastar seu dinheiro de acordo com os desejos e necessidades daqueles que compram bens e serviços. Sendo um dos primeiros a perceber isso, norte-americanos puderam fazer dos Estados Unidos a primeira potência econômica no início do século XX.  A economia norte-americana se baseia na riqueza do continente em recursos naturais e o da superioridade incontestável da livre iniciativa e da livre concorrência. Resultado disso, inevitavelmente, é uma grande desigualdade social, pela divergência na distribuição de riqueza.

ECONOMIA CENTRALMENTE PLANIFICADA

        Economia Planificada ou Planejada é um modelo econômico quinquenal, com planejamento de 5 em 5 anos, e que defende o controle do Estado sobre a economia. Ficou muito conhecida por ser utilizada por mais de 70 anos na URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). A maioria das empresas neste estilo econômico são estatais, ou seja, são do Governo, além disso, existe a lei de oferta e demanda, os valores só podem ser alterados quando o Estado decidir isso.

Um exemplo: Um país com 15 milhões de habitantes, o estado então decide produzir 15 milhões de celulares, essa política também é adotada nos empregos.

As principais características de uma economia planificada:

  • Geralmente consegue ser aplicada em países socialistas, levando em conta que todas as empresas de produção devem ser estatais.
  • Pelo fato de o dono ser o estado, na economia planificada não existe bolsa de valores.
  • Os preços, emprego e produção são estipulados de acordo com a população.
  • Economia voltada para para produção e não somente para o consumo.

Economia Cuba

O presidente da Cuba Fidel Castro esteve no poder por 49 anos, sendo afastado em 2006 e seu irmão Raúl Castro assumiu o cargo. Com o governo de Raul, foi liberado o uso de computadores e celulares, mas a internet ainda é restrita, o custo é muito caro, poucas pessoas tem o acesso a essa tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com