TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS ECONÔMICOS NA AMÉRICA LATINA

Por:   •  9/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.886 Palavras (12 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA

ANDRÉ LUIZ PRADO, ISADORA MELLONI, JOÃO PEDRO PENIDO, LARA FERREIRA E MARIA CLARA XAVIER

OS SISTEMAS ECONÔMICOS NA AMÉRICA LATINA

São João del Rei

2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................

        .        3

  1. A ORIGEM DO

        NEOLIBERALISMO.................................................        4

  1. O Neoliberalismo Atual...................................................................        4
  2. Neoliberalismo no Chile..................................................................        5
  3. O

        Socialismo….................................................................................        6

  1. Principais Pontos do Neoliberalismo e do Socialismo..............

9

  1. CONCLUSÃO…………………………………………………………….        9
  2. REFERÊNCIAS…………………………………………………………..        10

.

INTRODUÇÃO

Este trabalho é a respeito do neoliberalismo, citando suas origens, a atualidade do modelo econômico e tendo o Chile como país de aprofundamento. Já como comparativo ao modelo neoliberal, o socialismo na América Latina é abordado neste trabalho, sendo comentado pontos como a intervenção do estado, ausência de classes sociais, e a oposição ao capitalismo.

A metodologia utilizada foi de pesquisas bibliográficas, complementadas com notícias de veículos de comunicação expressivos.

A origem do neoliberalismo

A concepção neoliberal foi formulada pela primeira vez em 1947 por Friedrich August von Hayek e ela partia do princípio de que o mercado deveria servir como base para organização da sociedade, substituindo as medidas do modelo keynesiano e apoiando os princípios capitalistas. Como defendeu em seu texto “O caminho da servidão” que foi escrito para criticar o partido trabalhista inglês.

Mas a política econômica neoliberal foi aplicada inicialmente apenas a partir de

1980 pelos governos de Margareth Thatcher (Reino Unido) e Ronald Reagan (Estados Unidos) e tinha como finalidade o combate ao poder dos sindicatos e a redução do papel do Estado na economia (Estado mínimo) onde o Estado restringe a sua responsabilidade social e relega ao mercado e às empresas privadas parte dos seus encargos.

Também foi associada às profundas reformas econômicas do regime ditatorial de Augusto Pinochet (1915-2006) no Chile, orientada e supervisionada pelos economistas da Escola de Chicago, conhecidos como Chicago Boys. Dessa associação nasce, em parte, a má fama do neoliberalismo.

Assim, a partir de uma posição capitalista moderada, o termo passou a designar uma posição mais radical e comprometida com o capitalismo liberal. Produziu resultados muito mistos e lançou as bases para a futura economia global , mas a um custo social imenso , especialmente em países em desenvolvimento como a América Latina .

O neoliberalismo atual

Hoje, é a tendência econômica vigente no mundo globalizado já que defende que o livre funcionamento do mercado, sem controles inibidores do Estado, é o caminho para a elevação da produção e, consequentemente, geração de emprego e de renda, acarretando efeitos sociais positivos. Apesar das dificuldades que existem em defini-lo com certeza, o neoliberalismo do início do século XXI costuma estar associado a:

  • Propor a redução dos gastos públicos e a redução do Estado, bem como a menor interferência possível deste nos negócios da economia, deixando a condução da economia aos atores privados e ao livre mercado.
  • Está associada a políticas fiscais e monetárias restritivas, desregulamentação de mercados e privatização de empresas públicas.
  • A aplicação de políticas de austeridade como mecanismo de recuperação econômica de países em desenvolvimento ou em crise profunda, que muitas vezes se traduz em muita inquietação social e aumento da pobreza , à medida que o capital é redirecionado do consumidor para as empresas .
  • Defende certos preceitos do antigo liberalismo clássico, mas por meio de linhas políticas muito diferentes, determinadas por ideias muito posteriores.
  • Seus inimigos ideológicos são os setores progressistas e socialistas.

O neoliberalismo propõe uma desregulamentação da economia (controles públicos menos rígidos das atividades econômicas), a privatização das empresas estatais como as usinas de energia, as indústrias de base, a construção e administração de estradas, a administração de portos e até parte de setores de fundamental interesse público como saúde e educação. Segundo o neoliberalismo, ao enxugar os gastos com políticas sociais e obras públicas, o governo tende a diminuir os impostos e estimular as atividades produtivas.

Segundo tal corrente de pensamento, o indivíduo teria mais importância que o

Estado. Essa concepção se caracteriza pela valorização da competição entre as pessoas e liberdade de comércio, ao mesmo tempo em que é a favor da diminuição dos gastos estatais com previdência social, saúde e educação.

Segundo essa visão, o salário mínimo, por exemplo, além de não aumentar o valor real da renda do trabalhador, ainda excluiria a mão-de-obra menos qualificada do mercado de trabalho.

Ou seja, o neoliberalismo defende que a economia deve ser baseada no livre jogo das forças do mercado o que  garantiria o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

Neoliberalismo no Chile

Políticas neoliberais foram amplamente implementadas na América Latina nas décadas de 1980 e 1990, sofrendo mudanças profundas adotando o neoliberalismo e abandonando o desenvolvimentismo. No Chile, precursor do neoliberalismo na América do Sul, uma série de reformas transferiu ao setor privado atribuições anteriormente consideradas direitos sociais garantidos pelo Estado, que foi chamado pelo regime de ‘sete modernizações’. Saúde, educação e previdência social estão entre elas. Em detrimento disso, o modelo econômico chileno que fora adotado por Pinochet distinguia-se das demais economias sul-americanas à época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com