TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS ERP

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMAS ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) trata-se de um software integrado de gestão empresarial que reúne numa única solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa, como contabilidade, finanças, fiscal, RH, suprimentos, vendas, entre outros.

O sistema ERP integra as atividades, automatiza processos, facilita a gestão empresarial e elimina a necessidade de vários programas e controles departamentais paralelos.

O software ERP normalmente é disponibilizado em módulos, sendo um para cada área da empresa. Alguns módulos são comuns a qualquer segmento, como, Folha de Pagamento, Contas a Pagar, Compras, entre outros. No entanto, cada ramo de atividade possui suas particularidades e necessitam de módulos específicos. Por exemplo: um supermercado pode integrar a sua frente de caixa com o seu Financeiro, Estoque e outras áreas, para isso, utiliza um módulo para PDV. Já uma indústria que precisa controlar o seu “chão de fábrica”, necessita de um módulo específico para Planejamento e Controle de Produção.

A cada ano aumenta o número de empresas que passam a adotar sistemas de ERP em seus modelos de gestão empresarial, como reflexo à necessidade de modernização e acompanhamento das mudanças do mercado e concorrência cada vez mais agressiva.

VANTAGENS NO INVESTIMENTO DE ERP

Investir em um sistema de ERP é algo complexo, e assim como outros investimentos a serem feitos por qualquer empresa demanda um planejamento eficiente e bem elaborado, tendo sempre como sustentação para esse planejamento fatores internos e externos diretamente ligados com o cotidiano da organização.

Podemos destacar diversos pontos positivos para implementação de um sistema ERP numa empresa, dentre eles, destacamos aqueles que envolvem os negócios, a legislação e a tecnologia.

Relacionados aos negócios estão àqueles aspectos ligados a economia e a lucratividade do negócio, bem como a sua rentabilidade financeira, já os que estão de acordo com a legislação podemos destacar a adequação do sistema as leis e normas do País em que o mesmo está sendo implantado e finalmente temos os fatores ligados à tecnologia, principal aspecto do sistema ERP, estes se referem à perda da competitividade ocasionada pela obsolescência econômica das tecnologias em uso.

DESVANTAGENS NO INVESTIMENTO DE ERP

Uma das principais desvantagens para o investimento de um sistema ERP numa empresa, pode estar relacionada com a dificuldade de implementação desse tipo de sistema, que muitas das vezes demanda de um longo prazo para a sua adaptação, obrigando as empresas a terem que mudar muitas vezes até a sua cultura organizacional para se adequar as novas exigências. Também podemos considerar em alguns casos o seu alto custo, principalmente para empresas de grande porte.

PRINCIPAIS FORNECEDORES DE SISTEMA ERP NO BRASIL

No Brasil, existem três fabricantes de software de ERP que possuem juntos, 83% do mercado nacional. São eles: Totvs, SAP e Oracle. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o mercado brasileiro de sistemas de gestão empresarial (ERP) é o segundo que mais cresce globalmente.

FORNECEDOR ESCOLHIDO

Para um processo eficaz de seleção de um fornecedor de ERP para uma determinada empresa, precisamos levar alguns pontos muito importantes em consideração. São eles:

• Qualidade de suporte técnico do fornecedor;

• Experiência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com