TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obra: Fundamentos de Responsabilidade Social

Por:   •  26/4/2016  •  Resenha  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA: Capitulo II – páginas 20 a 40

                Obra: Fundamentos de Responsabilidade Social

O capítulo abstraído do livro Fundamentos de Responsabilidade Social Empresarial de 2007, por Eduardo Homem da Costa discorrerá sobre evolução da Responsabilidade Social e ética, nos proporcionando um reflexão sobre conceitos e diferenciações existentes.  

Quando tratamos de responsabilidade social empresarial levamos em consideração o ambiente em que a organização está inserida bem como seus interesses econômicos. A responsabilidade social por parte das organizações cada vez mais se propagam uma vez que hoje há maior pressão perante as exigências dos clientes, da sociedade, da legislação que objetivam produtos mais seguros, com qualidade e que não agridam o ambiente natural.

Os conceitos de ética e responsabilidade social não eram vistos antes dos anos 50. Durante o período de 50 a 70, pouco ainda se falavam a respeito do assunto. Entretanto, nas décadas de 70 e 80, o assunto responsabilidade social corporativa tronou-se mais evidente e forte. Com relação ao Brasil, o assunto somente foi impulsionado a partir dos anos 90 através de ações de ONGs, mídia e organizações voltadas para a questão, conforme demonstrado pelo Instituto ETHOS (Organização da sociedade civil de interesse público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável).

Sendo ainda muito recentes os assuntos responsabilidade social, marketing social e filantropia ainda são bastante confundidos. Uma organização socialmente responsável, com visão de futuro trata-se de marketing. Ações externas de uma organização não focada a negocio e objetivo empresarial é filantropia. Já, ao se tratar de responsabilidade social é o amadurecimento de uma empresa privada em relação ao impacto social de suas atividades. Em termos gerais, abrange desenvolvimento comunitário, equilíbrio ambiental, tratamento justo aos colaboradores, retorno aos investidores, sinergia com parceiros e satisfação do cliente. Seus conceitos além das obrigações impostas por lei levam em conta também, uma filosofia de gestão empresarial objetivada a uma questão de sobrevivência no mercado.

A ética empresarial resulta do cruzamento entre os princípios e valores morais da organização e da sociedade em que atua. A ética empresarial dotará a organização de parâmetros nos momentos de tomada de decisão. Cada organização possui suas normas e princípios, os quais são definidos por sua direção determinando assim sua cultura organizacional. Sua forma que está inserida na sociedade que influenciará os princípios éticos adotados.

Um dos elementos fundamentais na diferenciação da prática da responsabilidade social e as ações assistenciais é o conceito de investimento social privado, onde a preocupação deve estar voltada ao planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos de cada organização.

Independente de seu porte, as organizações devem investir em programa sócio-ambiental, isso não pode ser tratado como um impedimento. Além disso, um projeto social ou ambiental é aquele que reflete valores, princípios éticos e anseios da sociedade. Isso significa que, internamente deve-se levar em conta códigos de ética, cultura organizacional, posicionamento de mercado e valores.

Portanto, uma organização se torna socialmente responsável quando inicia um processo de mudança. Planeja-se de acordo com a demanda, preserva recursos, promove a redução da desigualdade, integra a sociedade ao desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com