TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social: Fundamentos e gestão

Por:   •  22/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE UNIDERP

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais

POLO: NOVO HAMBURGO - RS

ACADÊMICO: CRISTIELE FERNANDA DA CUNHA – RA: 1299152880

TUTOR A DISTÂNCIA: PRISCILA CINTRA

PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL

Novo Hamburgo - RS

Outubro/2017


ACADÊMICO: CISTIELE FERNANDA DA CUNHA – RA: 1299152880

TUTOR A DISTÂNCIA: PRISCILA CINTRA

PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

Novo Hamburgo - RS

Outubro/2017


RESUMO

Este trabalho apresenta uma análise em relação às questões socioambientais do Minimercado Conti Ltda, localizado na cidade de Novo Hamburgo – RS, com segmento de comércio varejista de produtos em geral, com predominância em produtos alimentícios. A análise foi feita com base a partir de um levantamento de campo, o qual foi elaborado através de perguntas e respostas feitas aos proprietários do estabelecimento, com o objetivo específico de mapear e identificar a questão socioambiental, desta forma também analisando seu ambiente interno e externo. Para auxiliar no desenvolvimento do trabalho, foram feitas leituras em artigos, buscou-se autores na área de sustentabilidade e sites, além de uma análise interna e conversa com alguns funcionários. Após conhecer profundamente a empresa, a pesquisa pode identificar os pontos fortes e fracos da empresa referente à questão ambiental, por fim foram sugeridas ideias para criar formas sustentáveis de inserir a empresa no meio socioambiental.

Palavras-Chave: Socioambiental; sustentabilidade; ambiental.


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL        5

2.1        Levantamento de Campo – Roteiro do Trabalho – Relatório Parcial        5

2.2        Análise SWOT        7

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10


  1.  INTRODUÇÃO

A responsabilidade social vem sendo abordada fortemente pela sociedade mundial, principalmente a questão da sustentabilidade. Os problemas climáticos são cada vez mais visíveis, ao exemplo de catástrofes ambientais que tem ocorrido no mundo inteiro, desta forma a sociedade tem refletido as questões ambientais, o que cada um pode fazer para melhorar, principalmente as grandes empresas, as quais possuem forte influência na sociedade. Perante esse cenário, muitas empresas tem se voltado à responsabilidade social.

A responsabilidade social é algo favorável à empresa e pode contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento perante a sociedade. Toda empresa tem sua responsabilidade social, mas nem todas praticam. Nos dias de hoje vemos a crescente busca pela sustentabilidade nas empresas de grande porte, pois a mesmas veem isso como um diferencial de competitividade. Já as pequenas empresas ainda estão em fase de conscientização da importância de inserirem-se nesse meio.

Neste trabalho será abordada a responsabilidade socioambiental dentro de um Minimercado. Será analisado se existe alguma gestão voltada para este fim ou como introduzi-la. Através de um levantamento de campo e da análise SWOT, será possível identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, os quais poderemos adequar se necessário. Por fim, ideias serão sugeridas para a empresa analisar e introduzir, sempre visando à importância e a consciência de sua responsabilidade na sociedade e meio ambiente.

  1.  DESENVOLVIMENTO RELATÓRIO PARCIAL

Para elaboração do trabalho, foi escolhido o Minimercado Conti Ltda., o qual é situado na Rua Orlando Silva, n° 615, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Este Minimercado é bem conceituado no bairro, pois está no mercado há 32 (trinta e dois anos) e segue com a missão de fornecer produtos de qualidade e atendimento acolhedor.

Tendo em vista a questão socioambiental, foi analisado que o Minimercado em questão, não possui uma gestão voltada para este segmento, sendo assim, foi constatado que pode haver algumas modificações para melhoria social e ambiental.

A forma de inserção da sustentabilidade socioambiental será através do reaproveitamento de verduras e frutas, ou seja, a parte orgânica, para um melhor descarte dos resíduos. Também será pensando uma forma de diminuir a utilização de embalagens plásticas, as quais são muito utilizadas no Minimercado e a conscientização da separação do lixo.

 Desta maneira, buscando uma nova forma de pensar e conscientizar o proprietário para uma gestão mais inovadora, pensando no meio ambiente e sociedade. Lembrando que pode ser um grande nicho para diferenciar mais o Minimercado perante seus concorrentes, e tornando essa nova gestão um atrativo para ganhar mais clientes e valor ao nome.

Ao integrar diferentes atores no processo de gerenciamento de resíduos sólidos, criam-se condições de gerar benefícios sociais em várias esferas da sociedade. Desde a geração de emprego e renda aos trabalhadores que estão direta e indiretamente ligados as atividades de prestação de serviços ou indústria de reciclagem, passando por empresas e cooperativas de reciclagem, por programas de educação ambiental, por ONGs e outras organizações que promovem a ética, o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente, todos são beneficiados pela adoção desta medida. (Stephanou, 2009, p. 25)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com