TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obsolescencia Programada

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

        Desde a década passada até a época atual, a sociedade consumista vem aumentando, mas para isso estar acontecendo tem que existir um “porque”, uma explicação, ou talvez até mais de uma, porém, o que será focado nesta redação será o tema “obsolescência programada”, a ferramenta estratégica utilizada por muitos fabricantes para a circulação de produtos no mercado.

        A obsolescência programada surgiu no início do século XX, um indicio de seu começo é através de uma reunião ocorrida nos começo dos anos 1900 a qual foi formada por fabricantes de Lâmpadas de Luz. Os fabricantes das lâmpadas produzidas na época procuravam sempre vender a melhor lâmpada, ou seja, aquela que durasse mais. Porém, alguém pensou que se cada vez mais as lâmpadas durassem, menos lâmpadas seriam vendidas, pois as mesmas tinham longa duração, cerca de 2500 horas, logo a necessidade de trocá-las não seria tão rápida. Visto isso, foi feita uma reunião com os engenheiros das industrias, para a redução do tempo de funcionamento das lâmpadas, deveria ser implantado um limite de 1000 horas para que as lâmpadas fossem trocadas mais rapidamente e assim os fabricantes produzissem mais, e com isso adquirir mais dinheiro. E desta forma, surgiu a obsolescência programada que é utilizada até os dias de hoje.

        O vídeo mostra mais exemplos sobre este fenômeno, como o exemplo da fabricante Apple, que fazia baterias de baixa duração sem direito de troca para que os iPods com bateria danificada fossem descartados, e o cliente comprasse um novo. Isso de certa forma não é so um prejuízo para o cliente, mas também para o meio ambiente, já que os próprios iPods seriam jogados fora sem nenhum tipo de programa de reciclagem ou reutilização.

        A obsolescência programada foi crescendo cada vez mais nas industrias, após sua “pausa” durante a grande depressão que ocorreu no Estados Unidos na década de 30, e com isso, o consumo foi crescendo cada vez mais, como dito no documentário, hoje consumimos 26 vezes a mais do que na época do filósofo Karl Marx. Hoje em dia a cada ano tem um celular novo, uma televisão nova, fabricadas para satisfazer a necessidade (muitas vezes inexistente) do consumidor, o qual na maioria das vezes, compra produtos por impulso da vontade, ao invés de comprar por necessidade.

        Essa obsolescência é uma espada de dois gumes, há um lado positivo, que é fazer a economia girar, e nos dar capacidade de consumir cada vez mais. E um lado negativo, o qual prejudica o meio ambiente pela quantidade de produtos descartados, e de certa forma também controla as pessoas, dizendo que sempre devemos nos manter atualizados pois todo produto se renova a cada dia adquirindo mais tecnologia, fazendo com que produtos de pouco tempo atrás se torne “objeto de museu”.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com