TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obsolescência Programada

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

COORDENAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e Serviço Social

Docente: Maria Tereza de Oliveira

Discente: Milton Bezerra da Silva Júnior

Período: 7º

Atividade do vídeo “Obsolência Programada”

  1. O que você entende por obsolescência programada?

        A obsolência programada (ou planejada) é uma espécie de estratégia das empresas para encurtar o tempo de vida útil de um determinado produto para que, dessa forma, seja vendido um novo produto. É uma forma de obrigar o consumidor a consumir mais e, consequentemente, das empresas lucrarem mais.

  1. Como você analisa o papel dos meios de comunicação no sistema capitalista global?

        Os meios de comunicação de massa, devido a grande influência que exercem na sociedade, alienando e ditando regras e modas, é um dos principais instrumentos utilizados pelas empresas para atingir a massa consumidora. É através deles que novos produtos são apresentados diariamente, por meio da publicidade, persuadindo as pessoas a consumirem cada vez mais.

  1. Contextualize a temática abordada pelo vídeo com a realidade da sociedade brasileira tendo como parâmetro as relações de produção e consumo.

        A obsolência programada já é facilmente observada no Brasil, principalmente com relação a produtos eletrônicos. Um celular é lançado hoje e em poucos meses já há um substituto mais moderno para aquele modelo. As pessoas trocam de celular antes mesmo de aparecer algum defeito no aparelho. A preocupação em ter o celular do ano tem maior que do que a dos impactos que esse produto eletrônico possa gerar no meio ambiente. Imagina milhares deles sendo descartados diariamente no país todo?!

        O que antes era acessível a algumas poucas camadas sociais, hoje é acessível a quase toda população. Praticamente todas as classes sociais brasileiras tem tido acesso ao consumo. Junto a isso, temos o fato da tecnologia estar avançando a passos largos... Quase tudo hoje será obsoleto muito em breve. E assim seguimos consumindo, consumindo, consumindo...

  1. Nesse contexto, quais os danos causados ao meio ambiente?

        A obsolência programada gera um aumento considerável do lixo, inclusive com um número alto de produtos eletrônicos descartados junto ao lixo doméstico. Celulares, computadores, baterias, pilhas, micro-ondas, etc. Muitas vezes esses produtos são descartados sem haver nenhum tipo de fiscalização por parte de órgãos competentes e conscientização da sociedade. Todos esses produtos eletrônicos contém metais pesados e materiais químicos que quando em contato com o solo por tempo prolongado, causam efeitos devastadores à natureza e ao homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com