TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obsolescência Programada

Por:   •  13/8/2016  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  1.927 Visualizações

Página 1 de 3

Obsolescência Programada

Começarei minha resenha com umas perguntas que frequentemente nós fazemos a alguém ou a nós mesmos perguntas do tipo: você se lembra da geladeira da casa dos seus avós que está lá a mais de vinte anos? E a sua geladeira há quanto tempo você a tem? já deu defeito alguma vez? Você já precisou troca-la? Quantas vezes no ano passado você trocou as lâmpadas da sua casa? Já tinha pensado sobre isso? Pois é, todos somos vítimas da obsolescência programada.

A obsolescência programada é uma ferramenta da indústria do consumismo para o produto que você tem hoje se torne obsoleto em pouco tempo e você precise troca-lo por um novo. Antigamente os produtos tinham uma grande durabilidade como a geladeira da casa dos nossos avós, mas, os fabricantes perceberam que diminuindo o tempo de vida útil dos seus produtos aumentariam as vendas consequentemente os lucros da empresa. Com isso passaram a investir em tecnologias menos duráveis para que os consumidores trocassem seus produtos periodicamente.

E como eles fazem isso? Um design inovador, uma nova função nos celulares, uma nova tecnologia, resumindo os fabricantes boicotam seus próprios produtos. Poderia citar aqui vários tipos de boicotes, mas, darei apenas um exemplo que são as lâmpadas incandescentes que foi a primeira vítima da obsolescência programada, o primeiro cartel foi criado, no inicio do século vinte as lâmpadas comercializadas garantiam 2500h de funcionamento, foi então que pela primeira vez os fabricantes perceberam que diminuir a durabilidade do produto era sinônimo de lucro, fabricantes de todo o mundo se uniram e formaram o primeiro cartel mundial determinando que as lâmpadas tivessem uma capacidade máxima de 1000h.

A obsolescência torna os produtos “descartáveis” e a produção não para. Mas o que acontece com tamanha produção? A resposta todos nós já sabemos, mas, não deixarei de mencionar, poluição é o que acontece. Lixos e mais lixos por todo o planeta, destruição por toda parte seja na terra, no ar, ou na água por onde passamos sentimos a destruição causada pela obsolescência por parte das empresas que fazem produtos quase descartáveis e das pessoas incansáveis em querer consumir tais produtos. Com tamanha produção de lixo, poluição da atmosfera, dos corpos hídricos, dos solos e esgotamento dos recursos naturais, por que os países não criam uma política de incentivos para aumentar a durabilidade dos produtos? O PIB é a forma que os países avaliam suas riquezas este cálculo apenas considera os bens e serviços finais produzidos, por isso tanto faz se o país produz os bens que durem cinco anos ou apenas um, para o calculo do BIP é a mesma coisa.

É provavelmente por isso que o Brasil não se preocupa com a qualidade total de seus bens e serviços tão discutidos em sua administração, por exemplo, nossas estradas são construídas para durarem quatro anos para que depois necessite tapar os buracos aumentando o PIB duplamente.

Criamos uma economia mundial que incentiva a obsolescência, incentiva produtos descartáveis, criamos uma sociedade consumista, predadora e destruidora. Por sermos puramente consumistas e por incentivarmos cada vez mais a obsolescência é que a meu ver, é causa do aquecimento global, da destruição da biodiversidade, do desmatamento das florestas, da poluição global, do crescimento exponencial do lixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com