TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações de Terminais

Por:   •  29/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 3

Gestão da Armazenagem , Conteinerização de Carga e Procedimentos para o recebimento de Carga.

Conforme orientação do trabalho, escolhemos por entrevistar a Empresa Super Power Energy.

Esta é uma empresa de pequeno porte contendo apenas quatro funcionários, estabelecida na Rua Miguel Calfat Nº 85 no Bairro do Itaim Bibi. Esta é uma empresa de distribuição de Energéticos. Empresa funciona de forma simples, temos num escritório no endereço já citado acima, de lá nos emitimos todas as tarefas de Produção, coleta, armazenagem, distribuição, Marketing e financeiro.  

Produto – Super Power Energy

O produto a qual a empresa comercializa e distribui , é o Super Power Energy. É um energético, é pode ser produzido em 3 formas: Garrafas Pet 2lt, Garrafas Pet 1lt e Lata de 350ml. Por enquanto a empresa tem apenas 1 sabor que é o natural, mais já estão pensando em fazer mais dois sabores que são framboesa e Uva.

Produção

Para o processo de produção utilizamos o modelo de gestão de Just-in-time (JIT).  É um sistema de administração de produção que determina que nada deve ser produzido transportado ou comprado antes da hora certa. O sistema JIT pode ser a aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e custos decorrentes do processo. Com este sistema o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja os produtos somente são fabricados ou entregues  a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. Mesmo assim nós possuímos um estoque mínimo para eventuais pedidos.  Toda a produção é feita numa fabrica que fica em no interior de São Paulo. Toda a produção é feita por esta fabrica a qual é solicitada a produção de acordo com o pedido expedido.

Processos de Transporte, Distribuição e Coleta

O processos de distribuição e coleta de dá de maneira simples. Todo o processo de transporte é feito por um único prestador de serviços, que se chama Jequi Transporte. A Jequi é uma transportadora e armazenadora, ela é que é responsável por todos os transportes da Empresa Super Power e também por sua armazenagem de estoque mínimo. A Jequi é acionada quando o produto para entrega já esta em ponto de coleta na Fabrica que produz os energéticos.

Além de fazer a logística de distribuição ela também é responsável por realizar a logística reversa de produtos de Marketing que são distribuídos em diversos PDV (Ponto de Vendas).  A Jequi esta localizada na Rua Pierre Lafaje, 15 na Vila Jaguará, próximo ao Km 18 da Rodovia Anhaguera, tem fácil acesso as maiores vias da cidade e rodovias que cruzam o Estado de São Paulo, atendendo com facilidade a distribuição na capital e interior de São Paulo.

Existem vários motivos pelas quais a Jequi foi contratada para prestar atendimento, preço acessível, armazenagem, distribuição, bom atendimento, mais o que mais chamou a atenção da empresa contratante foi a sua localização, que ajuda em muito a redução do tempo de entrega para nossos clientes.

Principais Clientes

Tem empresa que acha que para vender basta ter um produto/serviço e clientes dispostos a comprar o que você vende. Não é bem assim! Para as coisas acontecerem é preciso ter uma visão estratégica de vendas. Inclusive da prospecção.

Quem é o público-alvo que vocês querem atingir? Onde essas pessoas estão? Como iniciar um contato com elas? O que oferecer no primeiro contato?

Para iniciar seu processo de prospecção é preciso conhecer muito bem as respostas para essas e outras várias perguntas. Sem uma gestão cuidadosa e sem processos bem definidos você não apenas não conseguirá bons resultados na prospecção, como também em todas as outras etapas da venda.

Após um longo estudo foram definidos qual seria seu publico alvo e seus futuros clientes. Para o publico alvo, foi definido que o publico alvo seria os grupos de classe A,B e C. Para atingir todos este publico a empresa teria de estar tanto em Redes de distribuição grandes quanto em Supermercados pequenos. Para isso foi se empenhado um grande trabalho comercial, e hoje já com 5 anos de empresa a marca Super Power já esta consolidada em Supermercados de grandes marcas e redes e Supermercados de porte menor.

Clientes Super Power Energy:

Principais Clientes

Ranking

Cliente

UF

Entrega

Grupo Pão de Açucar

SP

CD

Extra

SP

CD

Assai

SP

CD

Assai

RJ

DTD

Parima Distribuidora

MN

DTD

Ricoy

SP

DTD

Mambo

SP

CD

 

Cada cliente exige uma forma diferente de entrega, e também tem uma forma diferente de enviar pedidos.

Por Exemplo: Extra, Assai e GPA (Grupo Pão de Açúcar): Nos caso destes clientes, o pedido é enviado via sistema, onde o fornecedor no caso Super Power tem acesso e pode acessar aos pedidos enviados por estes clientes. Todos os pedidos são enviados diretamente ao CD, e de lá é feita a distribuição para as outras lojas. Salvo exceção do Assai do Rio de Janeiro, neste caso a entrega é realizada porta-a-porta. Portanto torna-se um pouco mais complicada. No caso dos outros clientes, o envio do pedido é feito por e-mail ou também por promotores.

Processo de Gestão de Armazenagem

A gestão do armazém está diretamente relacionada com o processo de transferência de produtos para os clientes finais, e têm em conta aspectos como a mão-de-obra, o espaço, as condições do armazém e fundamentalmente um local onde se maximiza o espaço de armazenagem. Podemos considerar ainda a gestão do armazém, como um dos pilares da logística, não só devido ao seu verdadeiro valor material, mas ainda pelo facto de existir um grande fosso entre a falta de organização e carência de melhorias no processo com as reais necessidades das empresas.  Expressivas mudanças na gestão logística têm ocorrido na gestão contemporânea empresarial, consequência de inúmeros aspectos dentre os quais se destacam: as variações de demandas, novas tendências de mercado e especulações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (306.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com