TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações e logística

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo: 03 – Recursos logísticos

Atividade: Individual

Título: Análise de cross docking

Aluno: Renata Vieira Borges

Disciplina: Adm.

Turma: 102 B - RJ

Introdução 

Na presente atividade iremos analisar o cross docking, uma estratégia logística de distribuição que tem como objetivos principais reduzir ou eliminar, se possível, a atividade mais cara realizada em um armazém: a estocagem, diminuindo custos e aumentando a eficiência.

Ao longo de nosso trabalho iremos analisar os principais itens que influenciam a estratégia de cross docking. Quais os benefícios desse sistema? Em qual tipo de aplicação a adoção dessa estratégia é conveniente? Quais são os requisitos à sua implementação? Essas são as principais questões que iremos abordar ao longo do nosso trabalho.

Cross docking

Antes de definir o cross docking, é relevante definirmos a logística empresarial. Segundo Ballou (2001 p.21), logística empresarial pode ser definida como: o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.

A partir disso, podemos definir cross docking como um processo estratégico de distribuição, onde as mercadorias são recebidas, em partes ou já montadas, sem a necessidade de armazenamento, propiciando assim o giro dos produtos, reduzindo o custo de estoques e aumentando a velocidade do fluxo dos produtos até o consumidor final, além de minimizar as operações de manuseio. Esta vantagem impacta na redução de preços finais e permite a diminuição no tempo de entrega, o que aumenta satisfação dos clientes.

Segundo matéria do site Cargobr.com, para que uma operação seja chamada de cross docking, é necessário que três pontos sejam identificados:

1. Mínimo tempo de permanência total da mercadoria no pátio de cross docking. Especialistas sugerem que o tempo máximo deve ser de 24 horas, sendo esse tempo de permanência uma variável crítica do processo;

2. Após o recebimento de carga, o material deve ser enviada para transporte no veículo de frete ou ser encaminhada para a área de picking ( atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades corretas da área de armazenagem para satisfazer as necessidades do consumidor), mas nunca deve ser estocada, isso desconfiguraria o cross docking;

3. Sendo o processo de cross docking muito complexo, é indispensável a adoção do ERP - Planejamento de recurso corporativo (em inglês enterprise resource planning - ERP) para a coordenação das trocas de informações e produtos.

[pic 2]

Exemplo de cross docking. Disponível em: http://archive.constantcontact.com/

Exemplo de aplicação da estratégia

Para ilustrar um exemplo de cross-docking, identificamos um caso bastante difundido na internet, a venda de calçados pela Americanas.com sem que o e-commerce tivesse exemplares em estoque. A empresa vendia sapatos a partir da loja da Netshoes, com garantia da existência de estoque na própria Netshoes. O back-office da Americanas.com passava à Netshoes o pedido de compra consolidado após a confirmação do pagamento dos pedidos. Após uma determinada hora de corte, a Netshoes separava a mercadoria, faturava a Americanas.com e mandava a mercadoria para a Americanas. O Warehouse Management System (WMS) da Americanas.com fazia a conferência da mercadoria e, sem armazená-la, enviava a mercadoria à expedição para faturamento.

A principal vantagem do cross docking é a redução de custos, toda a dinâmica permite que se ganhe com essa operação. Se a implementação do processo for bem coordenada, há também a possibilidade da redução de custos aumentarem o nível de satisfação dos clientes. Além dessa principal vantagem, também podemos citar:

  • Redução da necessidade de espaço;
  • Redução da avaria aos produtos;
  • Diminuição dos furtos;
  • Menos custo de manuseio;
  • Diminuição da obsolescência (e prazo de validade) dos produtos;
  • Aumenta a velocidade de fluxo de produtos e circulação do estoque;
  • Fornece suporte às estratégias de just-in-time (JIT).

De toda forma, devemos salientar que é imprescindível a sincronização entre fornecedores e demanda, a adoção do ERP para facilitar os processos e a atenção aos estoque de segurança para não ocorrer um stock-out prejudicando assim a empresa e consequentemente, seus clientes.

Conclusão

Na presente atividade apresentamos as definições de logística empresarial, a definição de cross docking, suas aplicabilidades, principais benefícios e exemplo de aplicação da estratégia. Podemos concluir ao longo do trabalho, que quando todos os fatores de sua adoção são respeitados, essa ferramenta é extremamente eficaz.

Com a globalização e acirramento da competitividade do mercado atual, a empresa que consegue maior qualidade com preços competitivos e foco na satisfação dos clientes, sai na frente de seus concorrentes. Visto isso, percebe-se ainda mais a importância de sistemas como o cross docking, que tem como objetivo oferecer melhores serviços e manter a oferta de produtos, com preços reduzidos e objetivo na qualidade percebida pelo cliente através da redução de manuseio dos produtos e agilidade na transferência da área de recepção à expedição.

Como alertado no trabalho, a sincronicidade entre os diversos stakeholders, o uso de um sistema de informação personalizado e um planejamento adequado de implementação do novo processo estratégico são fatores essenciais ao sucesso do cross docking em qualquer empresa.

Por fim, concluímos que o cross docking é uma excelente ferramenta de auxilio às melhores práticas na logística.

Referências bibliográficas

Cross Docking – Inovação na logística

Disponível em: http://cargobr.com/blog/cross-docking-inovacao-na-logistica-cargobr/

Acesso em: 20/05/2015

Benefícios da aplicação de um sistema cross docking.

Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/os-beneficios-da-aplicacao-de-um-sistema-cross-docking-em-uma-empresa-do-setor-varejista-em-ponta-grossa-pr/127508/#ixzz3adscUwPh

Acessado em: 20/05/2015.

Estratégias de gestão de estoques e distribuição aplicadas em uma empresa varejista através de um ERP: um estudo de caso

Disponível em: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos09/136_136_Artigo%20Seget%202009.pdf

Acessado em: 20/05/2015

Cross-docking: uma análise sobre os requisitos à sua implementação.

Disponível em: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos09/136_136_Artigo%20Seget%202009.pdf

Acessado em: 20/05/2015.

Logística em questão

Disponível em: http://logisticaemquestao.blogspot.com.br/2011/03/crossdocking.html

Acessado em: 20/05/2015.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (162.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com