TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações produtivas

Por:   •  22/11/2015  •  Seminário  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

1. Geração do conceito

        Este trabalho apresenta o conceito de uma indústria fictícia de médio porte, atuante no setor de móveis em geral há cinco anos, sendo uma indústria de sociedade limitada e que tem como segmento a fabricação de móveis com madeira de demolição. A produção deste segmento é destinada a condomínios sustentáveis, onde os imóveis nestes presentes são disponibilizados com a mobília completa fabricada pela empresa aqui citada.

        Os móveis com madeiras de demolição fabricadas pela indústria utilizam como matéria prima, como o próprio nome já diz madeiras de demolição de construção civil, dormentes de madeira retirados das antigas linhas ferroviárias, cruzetas de madeiras de postes de energia elétrica, entre outros. São móveis artesanais, duráveis e com características únicas que assumem os mais variados gostos, podendo ser desde o mais rústico ao mais sofisticado.

2. Pacote

        Os móveis feitos com madeira de demolição apresentam como principal beneficio a utilização de madeira de lei, muitas vezes nobre e que não está mais a disposição no mercado, devido ao risco de extinção das espécies, sendo assim procurado por clientes, muitas vezes, por esse motivo. Além disso, as madeiras usadas na confecção apresentam uma alta durabilidade, podendo passar dos cem anos, fazendo com que sua qualidade seja bem superior a que é normalmente usada na indústria moveleira.

        Outro beneficio está relacionado à conservação do móvel, que é muito simples: para acabamentos rústicos não se deve utilizar produtos químicos à venda no mercado, pois os mesmos podem agredir a madeira, descaracterizando-a totalmente. O correto é fazer uso apenas de palha de aço de tempos em tempos (como uma lixa mesmo, de forma suave) e depois aplicar se quiser cera de carnaúba por até 2 horas. Caso o móvel tenha tratamento superficial, apenas um pano seco ou espanador são suficientes.

3. Triagem

  • Viabilidade

        A indústria identificou que esse segmento é viável, pois tem como pontos positivos a sustentabilidade, (sendo ecologicamente correto por não agredir o meio ambiente), economicamente viável (por ser madeira reaproveitada oferecendo menor custo na compra da matéria prima) e socialmente justo por ser um produto seguro e resistente como assim como a madeira virgem.

        Sobre a viabilidade relacionada à questão de ser um produto bem aceito no mercado ou não, pode se dizer que os móveis de madeira de demolição são reconhecidos mundialmente, e na medida em que as pessoas tomam consciência da necessidade de se consumir produtos que causam o mínimo de impacto na natureza, este é o momento certo de apostar nesse tipo de segmento.

        Considerando que a indústria citada no trabalho é fictícia, o grupo fez uma entrevista com 30 pessoas, possíveis consumidores desse tipo de móvel, perguntando a elas se utilizariam ou não o produto e o porquê da resposta.

        Dentre as 30 pessoas entrevistadas, 26 disseram que utilizariam esse tipo de móvel, dentre as justificativas as que mais se destacaram foram à beleza e designer dos móveis, e o fato de ser um produto ecologicamente correto.

        As quatro pessoas entrevistadas que não utilizariam móveis de madeira de demolição deram como justificativas o fato de não conhecer esse tipo de produto, e afirmaram que móveis com madeiras comuns são mais facilmente encontrados no mercado comparado com os móveis de demolição.

        Considerando que a indústria citada atende um dos fatores pelos quais as pessoas não utilizariam o produto, (que é a questão de não ser encontrados com freqüência no mercado) fazendo parceria com donos de condomínios sustentáveis, disponibilizando imóveis já mobiliados, este segmento foi considerado viável pela indústria.

  • Aceitabilidade

        A aceitabilidade da indústria com relação a este tipo de produto foi dada de forma positiva dentre os setores apresentados a seguir:

  1. Setor de Marketing: O setor de marketing viu nesse tipo de segmento, uma forma de atender clientes com características específicas e individuas. Tais clientes, donos de condomínios sustentáveis, podem encontrar uma forma de parceria com a empresa, terceirizando toda a parte de mobília dos imóveis.

        2. Setor de Produção: Como a indústria compra de seus fornecedores a madeira já escovada e alinhada, o setor de produção limita-se apenas a produção do móvel, que exige um cuidado especial (tal como o acabamento que deve ser feito com extratos naturais e não com corantes industrializados que escondam a cor original da madeira), porém não se difere em muito da produção de móveis comuns. O diferencial não está na produção, mas sim na característica da madeira, que é preservada pelos fornecedores, em especial, quando se trata da produção de móveis rústicos. Sendo assim, o setor produtivo concordou com a implantação desse tipo de segmento. O setor operacional conta com uma média de 150 funcionários, entre internos e externos, com mão de obra qualificada, treinada para que possam operar as máquinas que estão cada vez mais modernas e para que possam fazer os processos necessários sem danificar o produto e preservar a sua essência.

        3. Setor Financeiro: Ao considerar que a madeira tem se transformado cada vez mais em um bem de alto custo, o setor financeiro percebeu que a possibilidade de utilização de madeiras vindas de demolições tem se tornar cada vez mais receptiva, além do que, o custo da matéria prima desse tipo de móvel é relativamente baixo quando comparada ao valor de venda do produto final, maximizando dessa forma, o lucro em cima do produto.

  • Vulnerabilidade

        A vulnerabilidade deste negócio esta relacionada aos riscos intrínsecos desse segmento, no caso, a concorrência e a demanda desse tipo de produto.

Devido a isso, a empresa realizou pesquisas de mercado para avaliar a demanda dos condomínios sustentáveis e observou também seus concorrentes, as faixas de preço e a especialidade destes, identificando seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, a indústria montou seu plano de negócio.

Projeto Ecológico

        A indústria neste trabalho citada é um tipo de negócio quem vem sido impulsionado justamente por sua questão ecológica, colaborando com o meio ambiente, por reutilizar madeira de demolições. Além disso, visando que este segmento da empresa busca atender clientes        que são proprietários de condomínios ecológicos, este tipo de negócio tem sua causa ecológica estendida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (213.7 Kb)   docx (90.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com