TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Formal e Informal

Por:   •  30/5/2021  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  220 Visualizações

Estudo realizado sobre os estudos de definição sobre o que é uma organização formal e suas características, sobre o que é uma organização informal e suas características e ainda uma comparação entre estes dois tipos de organização com suas diferenças e semelhanças.

Organização Formal: este tipo de organização é pautada pela lógica e racionalidade, é uma organização em que para todos os processos de empresa possui um processo de políticas, regras e normas. Através desta organização as empresas definem seus valores, sua missão e sua visão. Esta cultura organização é o que faz com que uma empresa se estabeleça no mercado e tem influência nas atitudes, comportamentos e relações dentro de uma empresa.

Organização Informal: este tipo de organização é construída pelos colaboradores e está totalmente ligada a questões de ordem social, ideias e costumes compartilhadas no ambiente de trabalho. É uma definição das relações pessoais realizadas por afinidade e/ou cooperativismo espontâneo baseada na empatia e simpatia entre os colaboradores. É uma relação que ultrapassa as fronteiras de departamentos distintos.

Embora a organização informal possa existir dentro de uma organização formal ambas são distintas em muitos aspectos, onde dentro da organização formal seus membros tem funções definidas, é permanente e criada pela alta administração, de estrutura hierárquica com comunicação oficial e que segue regras e regulamentos. Oposta a isto, a organização informal que pode ser temporária, formada por membros que são iguais, tem comunicação que flui em qualquer sentido e é uma rede de relacionamento interpessoal criada para satisfazer necessidades pessoais e psicológicas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com