TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Industrial

Por:   •  28/9/2016  •  Artigo  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

2. METODOLOGIA

Uma pesquisa pode ser definida de duas formas quanto ao seu aspecto temporal, a longitudinal e transversal.Considerado como estudo de prevalência e observacional, na pesquisa transversal a coleta de informações é feita através de um período de tempo curto e sucinto. É primordial para a descrição de variáveis e a condição em que essas se encontram em um determinado momento, Shaughnessy et al (2012).

Já na pesquisa longitudinal, os dados são coletados em várias etapas e em momentos diferentes a fim de avaliar a mudança das variáveis no decorrer do tempo. Apesar do grande tempo gasto para desenvolvimento esse tipo de pesquisa é muito autêntica, os dados coletados são bastante fidedignos e é essencial para a definição da causalidade.

Diante dos conceitos mencionados é possível determinar a temporalidade longitudinal para este projeto. Pois se trata de um delineamento onde a finalidade está no progresso e na mudança da circunstância que está sendo observado, sendo sempre os mesmos sujeitos presentes na pesquisa.

Segundo Rea (2000), a base metodológica é fundamental para o desenvolvimento do projeto e pode ser realizada por três tipos de pesquisas concernente ao objetivo - exploratórias, descritivas e explicativas - a fim de delimitar os objetivos e formular hipóteses para sua elaboração, esse estudo será fundamentado por meio da Pesquisa Exploratória. A finalidade dessa pesquisa é proporcionar um relacionamento mais estreito com o tema e objeto que será estudado, aprimorando dessa maneira as ideias e descobertas sobre o fato ou problema proposto para a análise.

Percebe-se que esse tipo de pesquisa possibilita uma visão geral sobre o assunto abordado, com isso se torna possível a coleta de informações e dados, e na sequência, a elaboração de hipótese explicativa. Portanto, esse tipo de pesquisa permite a compreensão do problema dentro do ambiente da própria empresa, Silva (2004).

REFERÊNCIAS

SHAUGHNESSY, John et al. Metodologia de Pesquisa em Psicologia. Porto Alegre, RS. Editora AMGH, 9ªEd, 2012.

REA, Louis M. Metodologia de Pesquisa - Do Planejamento à Execução. Porto Alegre, RS. Editora Pioneira, 2ªEd, 2000

SILVA, Cassandra Ribeiro de O. Metodologia e Organização do projeto de pesquisa. Fortaleza, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 Mar. 2016.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com