TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização, Sistemas e Métodos

Por:   •  8/6/2016  •  Resenha  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]


ESTUDO DE CASO: OSM – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

QUESTÕES PROPOSTAS

1) Você é o analista de OSM, mencionado no caso e deverá identificar e comentar a atual estrutura da FASR, em relação a:

  1. O papel dos analistas:

O analista é responsável pelas estruturas e os processos organizacionais, analisando a estrutura e os procedimentos administrativos em uma empresa com o objetivo de aperfeiçoar o fluxo de trabalho e de informações. Logo, ele deverá mapear toda a organização de modo a conhecê-la profundamente. Com isso ele será capaz de identificar os erros, melhorando-os. Traçando metas para combatê-los. E identificar os acertos para que empresa foque em sua continuidade.

b) Destacar aspectos relacionados à análise organizacional:

A análise organizacional objetiva a identificação dos problemas organizacionais, bem como as ações para resolução dos problemas encontrados.

A FARS atende diversas empresas, com perfis dos mais variados. Por sua vez, seu campo de atuação é muito extenso, sendo oferecido desde consultorias, suporte e equipamentos.

As mudanças em sua diretoria impactaram no desempenho da empresa, provocando resultados nada satisfatórios. Mesmo com uma estrutura bastante enxuta e colaboradores bem distribuídos nos vários setores da organização a situação não é favorável.

O mais intrigante é que, atualmente, os dirigentes da organização trabalham em forma de rodízio. Alternando os dois sócios fundadores, e atuais dirigentes, nas funções de direção.

Neste caso, o melhor a se fazer seria reorganizar a divisão de atribuições e fixa-los para determinadas competências, cabendo o rodízio em situações muito específicas e estritamente necessárias.

Outra questão preocupante é a perda de pessoal para outras empresas do mesmo segmento. Diversos funcionários da FARS tem deixado a empresa para trabalhar com seus concorrentes. A empresa perde, pois tem o retrabalho de treinar um novo colaborador e todos os custos inerentes a este treinamento.

A FARS tem conhecimento da insatisfação de seus clientes. E, mesmo em posse de dados tão precisos, não foram tomadas as devidas providências. Se a empresa continua vendendo, prestando suporte e consultoria, não há com que se preocupar.

Mas os balancetes financeiros não são tão favoráveis. Mesmo vendendo, prestando suporte e consultoria, a empresa não sai do saldo negativo. Sua eficiência vem caindo, os prazos não são mais respeitados e por isso pagou multa por atraso várias vezes.

Esses fatos, os atrasos, descumprimento do contrato, serviços mal prestados, tudo isso já é muito antigo, mas a diretoria só quis tomar conhecimento desses dados a pouco tempo. Ou seja, a imagem da FARS já vem sendo desgastada.

  1. Descrever a importância do re-desenho de processos de negócios e que aspectos poderiam ser conduzidos neste caso:

Os funcionários da FARS precisam de uma boa dose de motivação, eles não conseguem se enxergar como parte da organização. Deixando de contribuir para a execução das atividades. Ademais o tratamento dado às reclamações dos clientes não tem recebido a devida atenção.

Será preciso disseminar missão, visão, valores da empresa, fazendo-os se tornar uma parte mais que importante no organismo corporativo. Eles precisam conhecer profundamente a empresa. A FARS precisa tornar cada funcionário apaixonado pelo que faz, pela empresa e sua contribuição. Aumentando sua responsabilidade e comprometimento, atrasos e erros diminuirão drasticamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com