TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização, Sistemas e Métodos

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Conforme a apostila de aula e com base em livros sobre a matéria, O&M, é um área da administração que visa aperfeiçoar o funcionamento das organizações.  É uma maneira de “modelar” a empresa, criando processos e métodos de trabalho, e aperfeiçoando sua estrutura.   É uma área significativa dentro de uma organização, pois ajuda nas diretrizes da empresa, distribuição de tarefas, cargos e delegações. O profissional da área, é o que melhor conhece a organização e sua estrutura, cada setor de atividade e seus encarregados.

  • Organogramas:

O organograma serve para representar as relações hierárquicas ou a distribuição de setores e serviços, dentro da organização.

Em 1856, Daniel C. MacCallum criou a ferramenta quando administrava uma ferrovia nos EUA. A partir de sua criação, o organograma tornou-se essencial para as empresas, pois facilita para que os funcionários conheçam melhor a estrutura e relações da empresa, além de identificar problemas e melhorias.

Na hora de sua criação, dentro da organização, deve se levar alguns fatores em consideração: Deve ser de fácil interpretação, para que os colaboradores saibam suas responsabilidades e para quem devem reportar. Outro fator é que ele representará um determinado momento, as organização se modificam, áreas novas são implementadas e outras extintas, portanto o organograma deve mudar junto com a organização.

Existem vários tipos de organogramas: O vertical, ou também chamado de clássico (é o tipo mais comum, Organograma Horizontal,  Organograma Circular ou Radial, Organograma Funcional (tipo 1 e 2), Organograma Matricial,

  • Fluxograma:

Apesar de algumas pessoas confundirem o fluxograma com o organograma, ambos possuem objetivos diferentes. O fluxograma tem como finalidade representar o fluxo de uma determinada atividade, é uma representação esquemática de um processo. Para elaborar um fluxograma é utilizado figuras geométricas e setas unindo e seguindo uma linha de processo, desta forma é possível ter uma compreensão rápida e fácil de informações.

  • Quadro de Distribuição do Trabalho:

O quadro de distribuição de trabalho tem como objetivo analisar todas as tarefas que serão realizadas em cada área da organização. É muito importante a empresa programar este quadro, pois ajuda a gerenciar as tarefas que cada colaborador irá executar e quanto tempo será gasto para realiza-la, visando o aproveitamento do tempo para que o funcionário não fique sobrecarregado.

  • Estudo do Arranjo Físico (Layout):

O estudo de arranjo físico trata-se da manifestação física de um tipo de processo, ou seja, você planeja onde ficará as estações de trabalho, equipamentos e instalações, e departamentos. O Arranjo físico tem como objetivo aperfeiçoar a movimentação e proporcionar bem estar para os colaboradores.  Alguns dos outros objetivos do arranjo físico são: Facilidade em supervisão, Facilidade de manutenção, reduzir custos de manuseios de materiais, entre outros.  Existem 5 tipos de layout: Layout por processo, Layout por produto, Layout Celular, Layout de posição fixa, Layout Combinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com