TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origens da Análise de Decisão

Por:   •  23/5/2018  •  Artigo  •  15.809 Palavras (64 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 64

CAPITULO I: Introdução

Origens da Análise de Decisão ______________________________________
A tomada de decisões é uma das coisas difíceis na vida. Verdadeira tomada de decisão ocorre não quando você já sabe exatamente o que fazer, mas quando você não sabe o que fazer. Quando você precisa equilibrar valores conflitantes, classifique
situações complexas, e lidar com a incerteza real, você alcançou o ponto de verdadeira tomada de decisão. E para tornar as coisas mais difíceis, as mais
importantes decisões na vida corporativa ou pessoal são muitas vezes aquelas que colocam você em situações em que você menos sabe o que fazer.

A ciência da decisão evoluiu para lidar com esse problema do que fazer. Enquanto
suas raízes remontam ao tempo de Bernoulli no início de 1700, ela permaneceu uma
quase puramente assunto acadêmico até recentemente, aparentemente porque havia
nenhuma maneira satisfatória de lidar com a complexidade da vida real. No entanto, logo após Segunda Guerra Mundial, os campos de análise de sistemas e pesquisa de operações começaram desenvolver. Com a ajuda de computadores, tornou-se possível analisar problemas de grande complexidade.

Dessas duas disciplinas, cresceu a análise de decisão: a aplicação de
ciência de decisão para problemas do mundo real através do uso de análise de sistemas
e pesquisa operacional. A análise de decisão é uma
disciplina normativa, que
significa que descreve como as pessoas devem logicamente tomar decisões. Especificamente, corresponde a como (a maioria) as pessoas tomam decisões em situações simples e mostra como esse comportamento deveria logicamente ser estendido para situações.

Este livro está dividido em quatro partes, conforme descrito nas páginas a seguir.
A primeira parte desenvolve as ferramentas de tomada de decisão. A segunda parte
descreve como essas ferramentas podem ser aplicadas a problemas complexos. A terceira parte apresenta um processo para usar a análise de decisão no ambiente corporativo atual. Alguns tópicos especializados são tratados na quarta parte.

Tomando uma decisão ________________________________________________

Imagine um tomador de decisão lutando com um difícil problema de decisão. A abordagem de análise de decisão fornece uma abordagem normativa que pode apoiar o decisor.

A análise de decisão funciona em quatro níveis diferentes - como filosofia, como um quadro de decisão, como um processo de tomada de decisão, e como uma tomada de decisão metodologia - e cada nível se concentra em diferentes aspectos do problema de tomar decisões.

Parte I deste livro estabelece as bases para todos os quatro níveis.

Uma filosofia

Como filosofia, a análise de decisão descreve um modo racional e consistente de tomar decisões. Como tal, fornece aos tomadores de decisão dois recursos básicos e inestimáveis intuições.

O primeiro insight é que a incerteza é uma conseqüência de nossa incompleta desconhecimento do mundo. Em alguns casos, a incerteza pode ser parcialmente ou completamente resolvido antes que as decisões sejam tomadas e os recursos comprometidos.

No entanto, em muitos casos importantes, a informação completa simplesmente não é disponível ou é muito caro (em tempo, dinheiro ou outros recursos) para obter. Embora esta percepção possa parecer óbvia, todos nós estamos familiarizados instâncias no mundo dos negócios e na vida pessoal em que as pessoas parecem negar a existência de incerteza - exceto, talvez, como algo a ser eliminado antes que a ação seja tomada. Por exemplo, os decisores exigem certeza nas propostas que lhes são apresentadas. Projeções de vinte anos são usadas justificar os investimentos sem qualquer consideração de incerteza. Tempo e esforço são gastos para resolver incertezas irrelevantes para a decisão em questão. E essa lista poderia, é claro, ser muito ampliada.

A segunda percepção básica é que existe uma distinção entre boa decisões e bons resultados. Bons resultados são o que desejamos, enquanto boas decisões são o que podemos fazer para maximizar a probabilidade de ter bons resultados. Dada a incerteza inevitável no mundo, uma boa decisão deve às vezes ter um resultado ruim. Não é mais lógico punir o criador de uma boa decisão para um resultado ruim do que recompensar o criador de uma má decisão por um bom resultado. (Muitos tipos de decisões rotineiras têm pouco incerteza sobre os resultados; assim, nestes casos, não é irracional associar resultados ruins a decisões ruins.)

Esse insight também pode parecer óbvio. No entanto, quantas vezes temos visto corporativa "Caça às bruxas" para alguém culpar ou punir por infelizes empresas resultados?

Um quadro de decisão

Como estrutura para a tomada de decisões, a análise de decisão fornece conceitos e
linguagem para ajudar o decisor. Ao usar a análise de decisão, o decisor
está ciente da adequação ou inadequação da base de decisão: o conjunto de conhecimentos (incluindo a incerteza), alternativas e valores trazidos à
decisão. Há também uma distinção clara entre fatores de decisão (fatores
completamente sob o controle do tomador de decisão) e os fatores de chance
fatores completamente fora do controle do tomador de decisão).
Além disso, o
tomador de decisão está ciente dos vieses que existem mesmo nos mais qualitativos tratamentos de incerteza.
 Ele ou ela sabe que esses preconceitos existem porque as pessoas não são bem treinados para lidar com a incerteza e porque são geralmente confiantes em descrever o quão bem eles sabem as coisas.

Um processo de tomada de decisão

Como um processo de tomada de decisão, a análise de decisão fornece um passo-a-passo procedimento que provou ser prático para lidar até mesmo com os mais complexos problemas de forma eficiente e ordenada. O ciclo de análise de decisão fornece uma abordagem iterativa que mantém o foco na decisão e que permite o facilitador de decisões * para comparar eficientemente as alternativas de decisão. A modelagem, tanto determinista quanto probabilística, reduz o problema pedaços de tamanho considerável e permite que a intuição funcione de forma mais eficaz. O conhecimento dos vieses na estimativa de probabilidades permite ao decisor ou facilitador para tomar medidas corretivas.


Uma metodologia


Como metodologia, a análise de decisão fornece uma série de ferramentas
específicas que às vezes são indispensáveis ​​na análise de um problema de decisão. Essas ferramentas incluir procedimentos para elicitar e construir diagramas de influência, probabilidade árvores e árvores de decisão; procedimentos para codificar funções de probabilidade e curvas de utilidade; e uma metodologia para avaliar essas árvores e obtenção de informações úteis para refinar ainda mais a análise.

É um erro comum confundir análise de decisão com construção de e manipulando diagramas de influência e árvores de decisão. A contribuição real e desafio de análise de decisão ocorrer no nível muito mais geral de definir o problema e identificar os verdadeiros pontos de decisão e alternativas. Muitas análises de decisão nunca chegam ao ponto de exigir uma árvore de decisão. No entanto, obter uma compreensão completa da filosofia e quadro de análise de decisão requer alguma familiaridade com o metodologia, incluindo árvores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (100.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (586.3 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com