TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 10 mandamentos da administração

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.038 Palavras (17 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II

DISCIPLINAS: RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS, ECONOMIA E MERCADOS E MATEMÁTICA APLICADA, COM BASE NOS DEZ MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO

JOCILÉA G. DA S. KLAUCK

1514312

KATIA INES DA S. ALVES

1514338

MARLENE ROSA DE MOURA

1514359

Curso: GESTÃO PÚBLICA

Semestre: 2015/1

Pólo: Foz do Iguaçu

FOZ DO IGUAÇU

2015

JOCILÉA GONÇALVES S. KLAUCK

KATIA INES DA S. ALVES

MARLENE ROSA DE MOURA

DISCIPLINAS: RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS, ECONOMIA E MERCADOS E MATEMÁTICA APLICADA, COM BASE NOS DEZ MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado ao Projeto Integrado Multidisciplinar II, PIM II, referente às disciplinas de Economia e Mercados, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada, como requisito para obtenção de nota bimestral .

Orientador : Prof. Fabio R. Brandão

FOZ DO IGUAÇU

2015

ÍNDICE

Texto: OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO 3

1. Resumo: 4

2. Introdução: 5

3. Desenvolvimento: 6

4. Conclusão: 7

5. Citações e Referências: 8

1. Resumo:

A apresentação deste estudo objetiva elencarmos algumas discussões a respeito dos dez mandamentos da administração com determinadas áreas do saber científico, tais como: Economia e Mercados, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada, ainda que, não dispomos, neste caso, de espaço suficiente para discutirmos amplamente esta temática. Como suporte teórico optamos pelos autores: ( FRANCISQUINI e GURGEL 2001); (ROSSETI, 2012); (VASCONCELLOS, 2008) e (SILVA, 2006), bem como em estudos do Sebrae-SP, os quais, por meio do consultor do Sebrae-SP, Fabiano Akiyoshi Nagamatsu, propiciaram assimilar os dez mandamentos da administração. Assim, a organização do trabalho disponibiliza, em seções, os tópicos relacionados ao assunto abordado. A relevância deste estudo justifica-se pela necessidade de relacionarmos os saberes científicos de forma multidisciplinar, a fim de dialogar com diferentes teóricos e alguns princípios da administrativos, pois, a título de exemplo, compreendemos que, em se tratando de gestão pública, podemos citar que a razão de ser do Estado é satisfazer as necessidades públicas conforme define a Constituição Brasileira.

Palavras-chave: Administração; Economia; Recursos; Matemática Aplicada.

2. Introdução

A razão de ser do Estado é satisfazer as necessidades públicas. Para tanto, estas devem ser observadas conforme a definição apresentada na Constituição Brasileira, da qual decorrem outras atividades tidas como exercitáveis pelo Estado para a satisfação daquelas.

Desta forma o poder público estatal precisará de recursos financeiros para satisfazer estas necessidades, assim, somente planejando as atividades estatais, por meio das políticas públicas é que o Estado poderá se planejar financeiramente, definindo as prioridades de gasto.

A Constituição Brasileira, em vários dispositivos, leva a certeza da necessidade do planejamento estatal, o art. 21, IX determina à União “elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social”. Os municípios também devem observar o desenvolvimento econômico e social planejado, o artigo 182, caput, determina que o Poder Público Municipal execute a “política de desenvolvimento urbano”, que ordene o “pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade” e garanta o “bem-estar de seus habitantes”.

Planejar, portanto, é atividade da administração pública e o Estado precisa planejar estrategicamente para dar conta de todas as suas obrigações, visto que, a razão de sua existência é a satisfação das necessidades públicas como educação, segurança, saúde, organização do trânsito e espaços de utilização pública, dentre outros.

Isto posto compreendemos a relevância de relacionarmos alguns mandamentos da administração com determinadas áreas do saber científico, tais como Economia e Mercados, Recursos materiais e patrimoniais e matemática aplicada, ainda que, não dispomos, neste estudo, de espaço suficiente para uma ampla discussão, fato que não impede de alcançarmos o objetivo proposto, ou seja, elencar elementos pertencentes à boa administração com esses saberes científicos.

Para tal estudo, apoiamos as discussões teóricas em autores como ( FRANCISQUINI e GURGEL 2001), (ROSSETI,2012), (VASCONCELLOS, 2008) e (SILVA2006), bem como em estudos do Sebrae-SP, os quais, por meio do consultor do Sebrae-SP, Fabiano Akiyoshi Nagamatsu, propiciaram assimilar os dez mandamentos da administração.

Deste modo, a organização do trabalho está disponibilizada em seções, com os seguintes temas: Recursos Materiais e Patrimoniais, Economia e Mercados e Matemática aplicada à gestão. Apresentando ao final a conclusão e as citações e referências que sustentaram essa discussão.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com