TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos de Poder

Por:   •  23/4/2019  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Poder

A partir do que foi discutido anteriormente, tem-se como base principal para o exercício do poder a hierarquia (no caso do comandante, dos pais e dos professores), o conhecimento, a força física (em algumas cenas de intimidação) e a compatibilidade de objetivos.

Os personagens principais (Chuck, Gil, Frank, Comandante Sheldon) tem forte potencial de influenciar o restante do grupo de forma harmoniosa, como uma verdadeira equipe. A principal base de poder dentre estas relações é com certeza o estabelecimento de objetivos em comum, que gera congruência e confiança para os demais membros do grupo. A frase que mais justifica este argumento é “All for one and one for all”( Todos por um e um por todos) escrita no sino do navio como lembrete da força que o grupo tem quando unido, o que também é uma forma de poder.

Dentre as cenas que conferiram poder aos personagens, temos a cena inicial de apresentação do comandante, quando ele se impõe como líder através da hierarquia, conhecimento e domínio do ambiente. A cena de intimidação na escolha das camas ao chegar no navio deu ao personagem um certo caráter de poder através da força física e opressão. O poder dos professores através do esclarecimento da consequência de expulsão em caso de descomprometimento com as atividades acadêmicas. O caso do pai de Frank tanto com poder financeiro quanto coercitivo e hierárquico. O poder também é observado no julgamento da licença do comandante Sheldon, tanto o poder jurídico-legal quanto o poder emocional (as crianças e suas argumentações). Enfim, todo o filme é um exemplo de influência pois é natural o processo de influência entre os indivíduos que convivem em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com