TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cenários Prospectivos

Por:   •  1/1/2022  •  Artigo  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

CENÁRIOS PROSPECTIVOS

Podemos assumir que Cenário é o conjunto formado pela descrição coerente de uma situação futura e pelo encaminhamento dos acontecimentos que permitem passar da situação de origem à situação futura ou, em outras palavras, prever o futuro através da visualização de imagens que gera um e mais outros cenários alternativos, para uma situação que se imagina querer que aconteça".

Existem Cenários possíveis (todos os que a mente humana puder imaginar), Cenários realizáveis (aqueles possíveis de ocorrer e que levam em conta os condicionantes do futuro) e os Cenários desejáveis (em alguma parte do possível, mas nem todos, realizáveis).

A - MÉTODO SUBJETIVO

Consiste em criar imagens positivas ideais sobre o futuro, através de, por exemplo, uma dramatização, e ainda, desenvolver uma hipotética sequência de eventos, construída com o objetivo de focalizar as causas e efeitos relevantes. Utiliza-se também o método de Benchmarking (análise da concorrência), para apoio prospectivo do entorno, gerando assim, um relatório mais próximo do possível cenário futuro.

B - MÉTODO OBJETIVO

Método de Brainstorm, que visa agregar a livre propagação de ideias sobre um tema específico. As ideias devem ser cadastradas sem a preocupação de desenvolvê-las. A análise, viabilidade, priorização e desenvolvimento, são elaboradas posteriormente.

C - TÉCNICA NOMINAL DE GRUPO - NGT

Trata-se de analisar um problema por um grupo com experiência no tema, a ser avaliado e apresentado sob a forma de um quadro de Pertinência, Probabilidade e Auto-avaliação.

O processo de tomada de decisão através de cenários, pode ser dividida em quatro fases: diagnosticando o problema, encontrando boas soluções alternativas, prevendo as possíveis consequências de cada alternativa e selecionando aquela que promete maiores acertos e vantagens. 

Uma percepção sensitiva, ligada a uma análise lógica, é especialmente importante no diagnóstico e na previsão; a originalidade e a imaginação têm uma grande parte na pesquisa criadora por alternativas; e, na seleção final, as valorizações subjetivas são inevitáveis. 

Como você diferencia cenários prospectivos de cenários projetivos?

Estudo de Caso

A construção do plano de contingência e o plano de continuidade para o evento Bug 2000

trabalho realizado em 1999 no Banco do Brasil.

Entendendo o BUG 2000

O bug do ano 2000 surge devido ao fato de as datas em numerosos computadores serem codificadas em dois números, ou seja, em vez de mostrar (de calcular) 4 números (como 1974), estes computadores afixam 2 números (por conseguinte 74). 
Isto deve-se ao fato de, na época em que estes computadores foram fabricados, a memória era extremamente cara, assim os programadores e construtores tentavam economizá-la ao máximo. 
Consequentemente, quando os computadores tiverem de passar para o ano 2000, às 23:59: 59 do dia 31 de Dezembro de 1999, os computadores, bem como todos os elementos cuja data está codificada em apenas 2 números, viajarão do ano 2000 para o ano 00, ou seja, para o computador no ano de 1900. 

Além disso, isto colocará um problema para os elementos que usam a hora e a data do sistema, nomeadamente para conhecer uma duração fazendo uma subtração, ou ainda os softwares que realizam tarefas automáticas de acordo com os dias da semana (1° de janeiro de 1900 será uma segunda-feira, enquanto que 1° de janeiro de 2000 será um sábado). 
Por outro lado, para complicar ainda mais, o ano 2000 é bissexto enquanto que o ano 1900 não o era, então temos um mês de Fevereiro de 28 dias em 1900 e um mês de Fevereiro de 29 dias no ano 2000. 

No dia 1° de janeiro de 2000, numerosos computadores e sistemas cujo funcionamento é governado pelo relógio do sistema funcionará de maneira aleatória, fornecerão resultados errados, ou pararão simplesmente funcionar. Tudo isto pode ir do simples erro sem gravidade à paragem de todo um escritório, passando por problemas suplementares relativos à ecologia, a defesa, as indústrias, a bolsa… 

É por isso que numerosas linhas de código (milhões) devem ser alteradas (para os programas) e patchs (correções "software") devem ser instalados em numerosas máquinas para os ajudar nesta passagem crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com