TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Chocolates Godiva

Por:   •  10/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 4

CHOCOLATES GODIVA

PRODUTIVIDADE

É a capacidade de produzir maior quantidade, com melhor qualidade, em melhores condições de trabalho, com menor esforço físico, com menor custo de fabricação, mediante o maior aproveitamento dos fatores de produção.

Conceitos de produtividade:

1. produzir maior quantidade,

2. com melhor qualidade,

3. em melhores condições de trabalho,

4. com menor esforço físico,

5. com menor custo de fabricação,

6. com melhor aproveitamento dos fatores de produção.

Como a Godiva comprova a utilização dos conceitos de produtividade em sua fábrica?

INTERPRETAÇÃO

O primeiro conceito de produtividade estabelece a condição de produzir maior quantidade. Produzir maior quantidade, não resulta apenas do desejo e da vontade dos gerentes da fábrica. Decorre muito mais da existência de uma real demanda no mercado. Na Godiva se comprova este fato quando se lê: A demanda por estes chocolates especiais vem crescendo rapidamente acima de 10% ao ano, o que vem forçando seu departamento de produção a examinar meios de expandir a sua capacidade.

O segundo conceito estabelece produzir com melhor qualidade. Este conceito se comprova quando o produto ou serviço demonstra forte competitividade no mercado, diante de seus concorrentes. Na Godiva se comprova este fato quando se lê:

... funcionários altamente treinados transformam ingredientes naturais selecionados em deliciosa variedade de produtos distribuída em todo mundo.

... fornece mais de 100 tipos de chocolates diferentes e embola-os em grande variedade de caixas e pacotes, ajustados a diferentes nichos de mercado.

O recheio do chocolate com cremes caramelos etc. é feito utilizando-se maquinas controladas por computador que acompanham rigorosamente o volume e a velocidade levando em conta as propriedades físicas do conteúdo.

... Ampla variedade de chocolates é cuidadosamente selecionada e embalada conforme o composto e as posições apropriadas das várias caixas que serão vendidas no varejo.

... pessoas (...) podem também inspecionar continuamente a qualidade de cada chocolate embalado. Muitos dos funcionários estão preparados para acrescentar características sofisticadas e complicadas de valor às embalagens, com fitas, laços e rótulos.

O terceiro conceito de produtividade se refere a produzir em melhores condições de trabalho. A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho, com o próprio ambiente de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários melhorando assim a qualidade da produção. Na Godiva se comprova este fato quando se lê:

... a empresa vem investindo cuidadosamente para melhorar a produtividade através de automação, mas ao mesmo tempo assegurando que haja a máxima flexibilidade em cada estágio de produção

... A flexibilidade inicialmente proporcionada por funcionários habilitados foi complementada e melhorada por linhas automáticas que permitem mudanças rápidas e ajustes alternativos. Produtos inovadores podem ser desenvolvidos e produzidos rapidamente em função da flexibilidade inerente desenhada para as linhas de produção.

O quarto conceito de produtividade se refere a produzir com menor esforço físico. Como meio de se manter, o trabalho é também o elemento mais importante da produção social. Todo trabalho exige uma certa quantidade de energia física e psíquica, que, nesse processo, é chamado de força do trabalho. O trabalho é, assim, o resultado que se pode medir da força de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com