TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de Criatividade e Inovação

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL – UNIBRASIL

        GIOVANNI RIBEIRO CARNEIRO

CONCEITOS DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

CURITIBA

2018

GIOVANNI RIBEIRO CARNEIRO

CONCEITOS DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Trabalho destinado à avaliação parcial para nota do primeiro bimestre da matéria de Administração da Inovação e Criatividade do curso de Administração - EAD, Escola de Negócios do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL.

Orientador: Prof. Cláudio Marlus Skora

CURITIBA

2018


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        CONCEITOS DE CRIATIVIDADE        4

3        CONCEITOS DE INOVAÇÃO        6

4        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

    Este trabalho tem por finalidade abordar os conceitos de criatividade e inovação, utilizando-se de afirmações de escritores renomados.

  1. CONCEITOS DE CRIATIVIDADE

"É o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução, na organização da vida subjetiva". (GHISELIN, 1952).

 "Criatividade ocorre quando manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio". (FLIEGLER, 1959).

"O termo pensamento criativo tem duas características fundamentais: é autônomo e dirigido para a produção de uma nova forma". (SUCHMAN, 1981).

"Criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo”. (STEIN, 1974).

       Segundo Ghiselin (1952) a criatividade é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva. A criatividade existe no nosso imaginário, é aquilo que nos impulsiona como seres humanos, sendo ela a responsável pela evolução ao longo do tempo. Todos nós somos dotados de criatividade, muitos acreditam que ela se perde no passar dos anos, pois quando se é criança é mais fácil “imaginar”, e a pessoa que é reconhecida e elogiada pelos pais nessa fase da vida tende a ser mais criativo, porém muitos apenas deixam de exercer essa capacidade por não ter um incentivo externo que os aguce ou simplesmente por não prestarem muita atenção nessa característica.

       Ghiselin refere-se ao indivíduo de um modo particular, ao se pensar no singular entende-se que cada Ser Humano possui uma personalidade única, distinta, impossibilitando a definição do termo “criatividade”. Não deixa de ser algo importante, visto que aprendemos ao passar dos anos a realizar diversas tarefas diárias, sendo elas específicas ou não, muitas aprendemos sozinhos, raciocinando com aquilo que nos cerca, de modo que conseguimos realizar esses acontecimentos que, só se tornaram possível por causa da nossa criatividade.

          A variedade de coisas que nos cercam, e a dificuldade das coisas em si fazem com que a pessoa criativa enxergue o que é diferente, abrindo espaço para o original! O individuo que é valorizado no que realiza possui maior capacidade de criar, sendo um fator determinante dentro de organizações que necessitam do “novo” devido os constantes desafios que conflitam no ambiente organizacional corriqueiramente.

  1. CONCEITOS DE INOVAÇÃO

“É a adoção de uma mudança que é uma novidade para uma organização e relevante para o ambiente”. (KNIGHT, 1967).

 “Ferramenta específica dos empresários, o meio através do qual eles exploram a mudança como oportunidade para um negócio ou um serviço diferente. É possível apresentá-la sob a forma de disciplina, aprende-la e praticá-la”. (DRUCKER, 1997).

 “Desenvolvimento e implementação de novas ideias por pessoas que, ao longo do tempo, empenham-se em operações com outras pessoas no interior de uma ordem institucional”. (VAN DE VEN, 1986).

 “A transformação de idéias e/ou utilização de invenções, de que resultam aplicações úteis conducentes a melhoramentos”. (OLIVEIRA, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com