TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos sobre negócios sociais e o microcrédito de Muhammad Yunus

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

SENAC

LAPA TITO

João Ricardo Baradel Bulgari

Conceitos sobre negócios sociais e o microcrédito de Muhammad Yunus

São Paulo

2017

Na sociedade atual, a importância do capital e do crédito é inegável para o funcionamento da mesma. Define-se crédito:

Bem, serviço ou quantia em dinheiro postos à disposição de alguém por empresa, loja credora, estabelecimento bancário, financeira etc., mediante quaisquer tipos de provas (carnês, letras de câmbio, notas promissórias e outros) que configuram a oficialização de um compromisso de pagamento futuro. (CRÉDITO,2017)

Levando em consideração a desigualdade financeira presente no mundo, onde 1% da população global detém a mesma riqueza dos 99% restantes, segundo estudo da organização não-governamental britânica Oxfam, baseando-se em dados do banco Credit Suisse relativos a outubro de 2015, a necessidade de crédito para aqueles com as menores capacidades financeiras torna-se quase indispensável.

A partir dessa necessidade, de um crédito mais justo e com juros reduzido, acessível para aqueles com rendas muito baixas, iniciou-se o movimento do microcrédito, que pode ser definido como:

[...]a modalidade de financiamento direcionada aos pequenos negócios. O ME utiliza metodologia própria e adequada ao perfil e às necessidades dos empreendimentos de micro e pequeno porte. O microcrédito viabiliza, com o capital inicial necessário, oportunidades de negócios em camadas sociais de menor renda. (SEBRAE NACIONAL,2016)

O projeto do microcrédito, iniciou-se com o bengali Muhammad Yunus, na década de 1970. Muhammad Yunus é um banqueiro e economista de Bangladesh, que em 1976, criou o Gremeen Bank, um banco especializado no microcrédito, tendo como principal objetivo a erradicação da pobreza. O banco faz empréstimos sem a exigência de garantias e nem a necessidade de papelório. Começou cedendo empréstimos de pequena quantia a famílias miseráveis de produtores rurais, dando ênfase as mulheres, utilizando a própria renda de Yunus. O bengladense foi presenteado com o Nobel da Paz em 2006, juntamente com o Grameen Bank por seus esforços através do microcrédito para gerar desenvolvimento social e econômico das populações de baixa renda.

O economista foi responsável também pela criação do conceito de “negócios sociais” que são “[...]empresas que têm a única missão de solucionar um problema social, são autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos.” (Yunus Negócios Sociais,2017)

Ainda segundo a própria fundação de Muhammad Yunus, a Yunus Social Business (Yunus Negócios Sociais no Brasil), fundada em 2011 pelo próprio Yunus, juntamente com Saskia Bruysten e Sophie Eisenmann, existem 7 princípios desenvolvidos pelo economista juntamente com Hans Reitz, este sendo o co-fundador do Grameen Creative Lab;

1. O objetivo do negócio será redução da pobreza ou mais problemas (como educação, saúde, acesso a(sic) tecnologia e meio ambiente) que ameaçam as pessoas e a socidedade(sic); não a maximização dos lucros.

2. Financeira e economicamente sustentável

3. Investidores recebem de volta somente o valor investido. Nenhum dividendo é pago além do dinheiro investido.

4. Depois que o investimento for devolvido, o lucro da empresa fica na empresa para ampliação e melhorias.

5. Ambientalmente consciente.

6. Colaboradores recebem valor de mercado com melhores condições de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com