TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOBRE A CHARGE UTILIZANDO, OBRIGATORIAMENTE, OS CONCEITOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: VALORES, NORMAS E COSTUMES

Artigo: ANÁLISE SOBRE A CHARGE UTILIZANDO, OBRIGATORIAMENTE, OS CONCEITOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: VALORES, NORMAS E COSTUMES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE SOBRE A CHARGE UTILIZANDO, OBRIGATORIAMENTE, OS CONCEITOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: VALORES, NORMAS E COSTUMES

Por meio da crítica ortogada pela charge foi possível perceber diferentes concepções de costumes e normas culturais. Compreende-se como valores ações que postulam seus significados e dirigem os seres humanos na sua interação com o mundo social. Nisso, as normas são as regras de comportamento que conjeturam os valores de uma determinada cultura. Seguindo essas ideias, a charge demonstra que a visão das normas e dos valores motivam entre si a forma como os membros de uma determinada cultura se comportam e olham para o mundo em sua volta. No quadro da mulher com biquíni em que sua cultura permite esse tipo de roupa, as norma e cultura fazem o pensamento da mulher livre para se vestir como quiser. E neste modo, o entendimento da mulher que se tampa é inaceitável.

Entretanto, a mulher do segundo quadro em que a mulher tem somente os olhos a mostra a cultura e norma que seu corpo é digno de respeito e não deve ser mostrado. Essas visões diferenciadas mostram como cada cultura e norma entram em contrito de seus saberes. Fica claro que cada cultura molda em sua sociedade a ideia do que e ético ou não. A diferença de suas culturas vem por motivos culturais ou religiosas. Para a mulher de biquíni, a outra mulher é vítima de uma cultura religiosa. Para a segunda mulher, a mulher de biquíni é refém de uma cultura libertina. Ambas são reflexos de normas e valores construídos por sua sociedade, e consequentemente influencia seus membros.

Exemplificando, Guito(2012) reforça que a maioria dos alunos britânicos sentir-se-iam indignados se descobrissem um colega a copiar num exame, pois copiar do colega do lado vai contra os valores fundamentais da realização individual, da igualdade de oportunidades, do trabalho árduo e do respeito pelas regras. No entanto, os estudantes russos sentir-se-iam intrigados com esta noção de ultraje dos seus colegas britânicos. A entreajuda entre colegas num exame é reflexo de quanto os russos valorizam a igualdade e a resolução coletiva de problemas face à autoridade.

Portanto, as normas e os valores possuem variação extremas entre culturas. Algumas valorizam grandemente o individualismo, enquanto outras podem enfatizar as necessidades coletivas. Nisso, cada cultura possui suas normas e regras sociais. É todos merecem respeito, mesmo que causam estranheza naquilo que entendemos como cultura.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GUITO, Vania Maria. Valores, socialização e comportamento: sugestões para uma sociologia da elite judiciária. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-4782008000100010&script=sci_arttext. Publicado em maio de 2012. Acessado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com