TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos De Administração

Por:   •  26/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

“ATIVIDADE 2” REFERENTE AS AULAS 03-04

01 – A partir da leitura da aula, conceitue Organizações empresariais. Diga qual sua importância para o sucesso financeiro dos empreendedores. Sua aplicabilidade na prática.

O conceito de “organização” é quase sinônimo de sistema. Organização refere-se a qualquer situação em que há um número de elementos que estão ligados entre si ou estão em alguma relação uns com os outros e representam a ordem ou estrutura, e essa estrutura como um todo cumpre algum tipo de função

Organização é a estruturação de indivíduos e funções em relação à produção. Afirma que a organização consiste em um grupo de indivíduos reunidos para realizar várias funções, com o propósito de produzir bens ou serviços. Nesse sentido, organizações são unidades sociais ou agrupamentos de pessoas deliberadamente estabelecidos para o cumprimento de objetivos específicos

A organização empresarial é uma entidade constituída por pessoas que desenvolvem atividades comerciais de bens e serviços. Essas organizações são fundamentadas em sistemas de leis e regras que governam contratos de troca, direitos de propriedade e incorporação.

02 – Caracterize e exemplifique pelo menos dois tipos de estruturas organizacionais.

Estrutura organizacional funcional

Na estrutura organizacional funcional, a empresa é departa mentalizada dividida em departamentos. Por exemplo, uma empresa pode ser dividida nos departamentos de finanças, contabilidade, administração, marketing, vendas

Estrutura organizacional matricial

O nome desta estrutura organizacional descreve sua função. Uma estrutura matricial parece uma matriz ou uma tabela, e mostra equipes que se formam para trabalhar em projetos especiais. Por exemplo, um engenheiro que normalmente pertence ao departamento de engenharia (liderado por um diretor de engenharia) pode trabalhar em um projeto temporário (liderado por um gerente de projetos). Sendo assim, esse engenheiro teria dois chefes ao mesmo tempo, o de seu departamento e o do projeto atual.

03 – O que é uma estrutura organizacional centralizada e descentralizada, quais as principais características, vantagens e desvantagens dos modelos. 

A gestão centralizada, como o termo sugere, consiste na centralização do gerenciamento de processos e das tomadas de decisão nas mãos de uma área específica ou de um grupo de pessoas na empresa.

Como a gestão centralizada trabalha com uma organização mais enxuta, fica mais fácil ter controle sobre os processos e sobre a produtividade. A gestão centralizada permite padronizar processos e comunicações. Uma gestão centralizada facilita a comunicação entre os times e estabelece critérios para que ela seja fluida e eficiente.

A gestão descentralizada é um modelo de gestão em que as funções são divididas entre vários departamentos ou unidades de negócio. Sendo que cada setor é responsável por uma área específica e tem autonomia para tomar decisões sobre a sua área de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com