TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Nacionais da Qualidade

Por:   •  10/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.598 Palavras (15 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido pelo grupo, tem como objetivo realizar um breve resumo de cada um dos oito fundamentos da Gestão da Excelência, de acordo com o Modelo de Excelência da Gestão. Os Fundamentos da Excelência possuem temas que abrem-se em processos, para os quais são indicados o ferramental mais adequado.

Os fundamentos da excelência são os seguintes:

 Pensamento sistêmico;

 Aprendizado organizacional e inovação;

 Liderança transformadora;

 Compromisso com as partes interessadas;

 Adaptabilidade;

 Desenvolvimento sustentável;

 Orientação por processos;

 Geração de Valor.

A partir da análise desses fundamentos e do Relatório Gerencial da empresa ANVISA, o grupo realizará uma comparação da utilização dos mesmos na gestão da empresa.

3

2 FUNDAMENTOS E ESTUDO DE CASO

2.1 Pensamento sistemático

É um conceito que rege as relações entre os indivíduos onde um único indivíduo é capaz de, através de seus atos, causar efeitos, positivos e/ou negativos, em toda a sociedade. Ao mesmo tempo, esse mesmo indivíduo, por sua vez, é influenciado pelo todo. Com isso, é possível dizer que todas as pessoas e coisas que rodeiam a vida dos seres humanos estão interligadas e afetam a vida de todos de forma significativa.

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma autarquia sob regime especial1 , que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. Tem por missão institucional “Proteger e promover a saúde da população, mediante a intervenção nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, em ação coordenada e integrada no âmbito do Sistema Único de Saúde”. A Agência está vinculada ao Ministério da Saúde e é supervisionada por meio de Contrato de Gestão. Integra os Programas Temáticos “Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)” e “Segurança Alimentar e Nutricional” no âmbito do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, por meio de iniciativas e metas. Para o efetivo cumprimento de sua missão, atua conjuntamente com os serviços de vigilância sanitária dos estados, Distrito Federal, municípios e demais órgãos relacionados ao tema, configurando, assim, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Assim como em outras áreas temáticas do SUS, as diretrizes nacionais da vigilância sanitária são deliberadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e as pactuações quanto à gestão desse campo são construídas em fóruns de secretários de saúde, tais como: Comissão Intergestores Tripartite (CIT), e seu Grupo de Trabalho em Vigilância em Saúde (GT-VS) e Subgrupo de Vigilância Sanitária (GT-Visa); Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Comissões Intergestores Regionais (CIR). Além dos espaços formais do SUS, a Anvisa conta com um Conselho Consultivo e com Câmaras Setoriais, que serão descritos adiante nos capítulos referentes às estruturas de governança e ao relacionamento com a sociedade. A Anvisa integra e coordena o SNVS, definido como sendo o conjunto de ações executadas por instituições da administração pública direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que exerçam atividades de regulação, normatização,

4

controle e fiscalização na área de vigilância sanitária, conforme estabelecido pelo § 1o do artigo 6o e pelos artigos 15 a 18 da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990. A competência da União, no âmbito do SNVS, é exercida de modo compartilhado pelo Ministério da Saúde, pela Anvisa e pelos demais órgãos e entidades do Poder Executivo Federal cujas áreas de atuação se relacionem com esse sistema. Segundo o artigo 2o da Lei no 9.782, de 26 de janeiro de1999, compete à União.” (RELATÓRIO DE GESTÃO, Gerência Geral de Alimentos, 2016)

Para que a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária possa desenvolver o seu trabalho com o maior êxito, ela depende de colaboradores que contribuam com a fiscalização e com a missão de promover a saúde da população, e para que esse processo aconteça, cada um dos colaboradores precisam entender que pequenas atitudes traz consigo a possibilidade de gerar grandes consequências, como o de beneficiar os demais seres, beneficiando-se, por consequência, da melhora do todo. Tal moralidade não nasce de normas reveladas, ou de princípios institucionais, mas da simples constatação da realidade. Ao ver a interpendência, gerar o sentimento de acolhimento ao próximo, esteja ele aonde estiver.

2.2 Aprendizado Organizacional e Inovação

A busca pelo conhecimento, pelo aprendizado, passa a ser, dentro do cenário apresentando, fator importante para indivíduos e organizações. O funcionário ganha cada vez mais ênfase no cenário empresarial. De simples executor de tarefas passou a cliente interno, demonstrando assim sua importância na sobrevivência das organizações. Novos estudos e técnicas surgem, demonstrando a importância desse elemento que até pouco tempo atrás não despertava a atenção de grandes estudiosos, como Taylor, por exemplo. Mas a realidade é outra. Cada vez mais as organizações percebem o valor de seus funcionários, denominando-os colaboradores. É uma grandiosa mudança de paradigmas. O que antes era descartável, agora passou a ser determinante. Descobriu-se que o homem, enquanto funcionário, pode pensar. Mais do que isso, descobriu-se que ele pode gerar conhecimento. Nesse contexto, surge o termo aprendizagem organizacional, levantado como a grande bandeira das organizações do futuro, chegando a ser considerada por alguns autores, como Kiernan (1998), como a religião da organização do futuro.

5

“Comissão Executiva criada para apoiar a Diretoria de Gestão Institucional na coordenação e no acompanhamento da implantação do Projeto-Piloto da Fábrica de Ideias no âmbito da Anvisa como parte da estratégia de fortalecimento e modernização da gestão. Instituída no âmbito da Anvisa por meio da Portaria no 157, de 3 de fevereiro de 2016 e prorrogada por meio da Portaria n° 210/Anvisa, de 03 de fevereiro de 2017. São objetivos do Projeto-Piloto da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com