TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE QUALIDADE, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA

Por:   •  31/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.589 Palavras (23 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

FUNDAMENTOS DE QUALIDADE, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA

MARCELA PRADO | TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES | SENAI-UBERLÂNDIA

2019


CONTEXTUALIZAÇÃO:

Você, técnico em edificações recém-formado, filho de um empreiteiro que trabalha com reformas residenciais, iniciou a sua carreira trabalhando com seu pai. Durante as primeiras visitas nas obras que ele está executando, você percebeu que alguns quesitos mínimos de qualidade, saúde e segurança do trabalho não estão sendo atendidos como deveriam e que isso está colocando em risco a integridade dos empregados e expondo a empresa que pode ter sérios prejuízos com acidentes. Além disso, você percebeu que a fata do cumprimento das normas de qualidade pode estar gerando prejuízos financeiros, desperdício de empo e de recursos materiais e humanos.

DESAFIO:

Percebendo todas as falhas na empresa de seu pai, você como técnico em edificações tem a responsabilidade de implantar melhorias referentes à QUALIDADE, SAUDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO, a fim de organizar os processos da empresa, trazer benéficos e segurança para os empregados, aumentar o índice de satisfação dos cientes e alavancar os resultados da empresa.

RESULTADOS/ENTREGA ESPERADOS:

  1. Pesquise e elabore um roteiro sobre o Programa 5S, com os passos para a implantação do programa nas obras.

(IMPLANTAÇAO DO PROGRAMA 5S NAS OBRAS)

  1. Pesquise os EPIs e EPCs mais utilizados por cada profissional na construção civil e elabore uma tabela com modelos, imagens e modos de utilização.

(EPIs e EPCs)

  1. Faça um relatório, apresentando os exames médicos obrigatórios na construção civil quando o funcionário é admitido, demitido e quando ele está em atividade.

(EXAMES MÉDICOS – CONSTRUÇAO CIVIL)

  1. Pesquise e elabore uma apresentação, identificando os principais resíduos gerados na construção civil, suas classificações e os equipamentos utilizados no processo de reciclagem, de acordo coma Resolução CONAMA 307.

(RESÍDUOS E SUAS CLASSIFICAÇOES NA CONSTRUÇÃO CIVIL)

  1. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NAS OBRAS

RESUMO:

O Programa 5S é um conjunto de cinco sensos que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. Com esses objetivos será implantado o Programa 5S em uma obra da cidade de Araguari (MG), no qual os resultados previos serão aqui descritos com o objetivo de analisar o andamento do programa no canteiro de obras.

INTRODUÇÃO:

 O programa 5S é uma ferramenta utilizada para organizar o ambiente onde ele é implantado, baseado sempre na ideia dos 5 sensos: senso de utilidade, senso de organização, senso de limpeza, senso de segurança e senso de autodisciplina. O 5S foi introduzido no Japão por KAORU ISHIKAWA na década de 50, destinado a combater as causas das perdas, desperdícios e a desorganização nas entidades japonesas, nos anos que se seguiram ao fim da segunda grande guerra, posteriormente, sua prática se estendeu a empresas com a percepção da possibilidade de mudança e conscientização das pessoas em relação aos seguintes aspectos do trabalho: ambiente, significado e suas relações com ele. Dessa forma, o Programa 5S tornou-se uma base para iniciação dos processos de gestão da qualidade. O programa objetiva a educação, treinamento e busca a qualidade, através de constante aperfeiçoamento dos detalhes que compõem a rotina diária de trabalho. Os efeitos dos 5S’s são tão abrangentes que se tornam uma prática fundamental para a obtenção e consolidação do processo educacional de qualquer atividade. Os conceitos fundamentais do programa devem ser entendidos, incorporados e praticados por todos os níveis hierárquicos, dos empregados à gerência, visando, entre outras metas, evitar desperdícios e garantir um ambiente de trabalho cada vez mais saudável (OSADA, 1992). Ele traz ao canteiro benefícios concretos, pois os resultados são fácil e rapidamente observados. Além disso, os conceitos aplicados são muito simples, o programa é participativo, ou seja, promove o envolvimento de todas as equipes produtivas da obra. O programa se propõe a melhorar a organização e a limpeza das obras, ao mesmo tempo provoca a mudança de comportamento dos profissionais com relação à cultura do desperdício (COSTA & ROSA, 1999). O 5S, em relação ao significado das palavras que o nomearam, pode se dizer que não existe em português uma tradução que possa preservar seu nome de origem (seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke), mas para manter o seu significado inicial foi considerada a tradução dos 5 sensos. A facilidade proposta pelo programa na sua implantação faz com que ele seja uma ferramenta bastante difundida em escritórios, fábricas, estabelecimentos comerciais, locais públicos, e no caso do estudo deste trabalho, o canteiro de obras, onde o programa se propõe, com a ajuda dos 5 sensos, deixar o ambiente livre de materiais inúteis, organizado, limpo e seguro.

1.1  SENSO DE UTILIDADE: Segundo Gonzales (2009), possuir senso de utilidade é identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários para posterior destinação ou descarte daquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades.

1.2 SENSO DE ORGANIZAÇÃO: Gonzales (2009) propôs que possuir senso de organização é saber definir locais apropriados e critérios para se estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, objetos de escritório, utensílios e dados, de modo a facilitar o seu uso, o seu manuseio e a procura de qualquer item ou informação.

1.3 SENSO DE LIMPEZA: Esse item se baseia na limpeza e investigação minuciosa do local de trabalho, em busca de rotinas que geram sujeira ou imperfeições. Qualquer elemento que possa causar algum distúrbio e desconforto (como mau cheiro, falhas na iluminação ou ruídos). Gonzales (2009) afirma que limpar um ambiente de trabalho é primordial; contudo, mais importante é não sujar o ambiente onde se está. Entende-se que identificar as causas e a origem da sujeira e, em seguida, bloqueá-las é vital para o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (964.2 Kb)   docx (906.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com