TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Qualidade

Por:   •  2/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  7.830 Palavras (32 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 32

FUNDAMENTOS DA QUALIDADE

RESUMO DAS AULAS

INTRODUÇÃO

A partir de agora e após todas as aulas sobre a nossa disciplina, Fundamentos da Qualidade e, no prazo máximo de quatro dias, vocês receberão o resumo daquilo que estudamos.

Ele contempla todo o assunto tratado na aula, claro que um pouco mais “rico” de informações as quais os remeterão, somando-se a ele, livros recomendados, material de pesquisa, consagrados em sites de qualidade na internet, revistas especializadas no tema qualidade, etc.

Assim, há muito mais conteúdo, claramente, além daquilo abordamos na classe, porém, de forma mais acadêmica e que deve ser lido com atenção naquelas horas que vocês tiraram para estudarem – importantíssimo esse tempo dado a vocês para o sucesso, pois, apenas frequentar as aulas, com raríssimas exceções, o aprendizado se faz e, aprender é saber, aprender é libertador, aprender traz crescimento pessoal, profissional e expande nossa mente para entendimentos espirituais, dado que nossa mente sem ser ativada, instigada, não curiosa pelos estudos, fica fraca e na eterna mesmice – com certeza, não se trata do caso dos meus colegas da classe.

Dessa forma, reitero as minhas considerações em relação ao meu discurso ante vocês, de forma amiga e carinhosa, que a faculdade é um grande celeiro de informações, aula após aula, com total apoio dos professores no sentido de propiciar a cada aluno, o atendimento das suas expectativas pessoais, em todos os sentidos.

Boa leitura a todos!

  1. O QUE É QUALIDADE?

Dimensão da palavra [1]qualidade!  

  1. Do lat. Qualitate - substantivo feminino.  
  2. Propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza.
  3. Numa escala de valores, qualidade (1) que permite avaliar e, consequentemente, aprovar, aceitar ou recusar, qualquer coisa: A qualidade de um vinho não se mede apenas pelo rótulo; Não há relação entre o preço e a qualidade do produto.
  4. Disposição moral ou intelectual das pessoas: Não possui as qualidades necessárias para o posto.
  5. Dote, dom, virtude:  “Conhece-lhes as baldas, as nicas, as manhas, e as qualidades.” (Afonso Arinos, Histórias e Paisagens, p. 123.).
  6. Condição, posição, função.
  7. Deprec.  Espécie, casta, laia: os justos evitam pessoas dessa qualidade.
  8. E. Ling. Combinação das frequências sonoras que compõem uma vogal, as quais são determinadas pela posição dos articuladores móveis, tais como a língua e os lábios, dentre outros; qualidade vocálica. [V. quantidade (4).].
  9. Filos. Na metafísica tradicional, categoria fundamental do pensamento que designa os modos diversos como as coisas são.
  10. Filos. Na perspectiva dialética, categoria fundamental que designa a diversidade de relações pelas quais cada coisa, a cada momento, vem a ser tal como é. [Cf., nas acepç. (8 e 9), atributo (9), quantidade (7) e relação (8).]
  11. Lóg. Caráter assertivo (negativo ou afirmativo) de uma proposição.
  12. Bras. - Rel. Variedade, dotada de traços pessoais distintivos, de qualquer das entidades [v. entidade (6)] do panteão religioso afro-brasileiro, que a faz detentora de denominação especial: Qualidade primária. 1. Filos.  Característica geométrica ou mecânica das coisas (p. ex., a extensão, a forma, o movimento), que é considerada inseparável quer seja do conceito, quer seja da materialidade delas; qualidade primeira. Qualidade primeira. 1. Filos. Qualidade primária. Qualidade secundária. 1. Filos. Qualidade relacionada à percepção sensorial imediata de uma coisa (cor, sabor, cheiro, temperatura, textura) cuja objetividade é, por isso, problemática. Qualidade vocálica. 1. E. Ling.  Qualidade (7). De qualidade. 1. De boa qualidade. 2. Que se distingue pela posição social, pela educação, pela distinção, etc.

Sempre é bom saber a origem da palavra, por se tratar de um zelo, de uma qualidade, de um cuidado com a nossa língua, pois, em sendo assim, ela nos dará uma dimensão adequada daquilo que, antes de usá-la. Isso se dá, porque nossas mentes, em relação a muitas das palavras utilizadas no nosso cotidiano, e que, erroneamente, podem não se adequar àquilo que, realmente, gostaríamos de dizer, ou seja: podemos usar palavras que perdem a coerência quando a expressamos numa conversa, nos escritos, etc.

Por isso, de certa forma, há uma insistência em afirmar que a qualidade, tão decantada, tão fortemente buscada, hoje, extremamente necessária – pelas empresas -, não está só naquilo que fazemos, dentro de um imenso universo de coisas e situações, mas sim, dentro do ser, do homem, da alma, das ações, do caráter, da vontade, da solidariedade, daquilo que se quer fazer certo desde a primeira vez, atestando, de todas as formas, a presença da qualidade.

Isso posto, e sustentando a proposta da disciplina Fundamentos da Qualidade, cabe-nos comentar a qualidade depreendendo-se que a definição, via dicionário, vem ao encontro, então e também, das necessidades empresariais na busca da qualidade para sua gama de produtos e referenda que a “qualidade, antes de mais nada, está no coração do homem”, ratificamos!

Produtos, coisas, matéria, serviços, etc., inerentes ao mundo corporativo, via de regra, oriundos dos processos de manufatura, transformando riquezas naturais em produtos a fim de dar vazão às necessidades da humanidade desde os tempos idos.

  1. HISTÓRIA DA QUALIDADE

A Evolução do Homem desde a Pré-História

O termo qualidade pode não ter existido na Pré-História, mas o conceito com certeza já existia, pelo menos nas melhorias que ocorreram com o homem, que levaram milênios, mas o homem inquestionavelmente evoluiu. O homem das cavernas pode não ter pensado em qualidade, mas descobriu que, se as suas ferramentas e armas não fossem corretamente fabricadas, ele teria problemas ou até mesmo poderia perder a sua vida.

Na luta pela sobrevivência, o homem das cavernas caçava animais selvagens para se alimentar. Quando descobria que as ferramentas de caça – tais como lança, cajado e faca de pedra – estavam com qualquer tipo de problema, com certeza tentava melhorá-las.

Com o passar dos tempos, novas ferramentas foram inventadas e aperfeiçoadas, tais como arco, flecha, armadilhas e redes. Inicialmente, o homem só podia caçar animais lentos, mas, à medida que aperfeiçoava suas ferramentas e armas, sua habilidade de caçar animais rápidos também melhorou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.9 Kb)   pdf (236.4 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com