TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Administração

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.368 Palavras (34 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 34

 Aula 1 – Os fundamentos da Administração

Henry Fayol definiu Administração como um processo que inclui as atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle.

Administração e organização

Administração vem do latim ad(direção, tendência para) e minister(subordinação ou obediência), e designa o desempenho de tarefas de direção de assuntos de um grupo. A administração é o processo (ou atividade dinâmica) que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.

A organização é uma unidade social coordenada, consciente, composta por duas ou mais pessoas, que trabalha com relativa constância de propósito para alcançar uma meta ou um conjunto de objetivos comuns. Esta definição se aplica a todas as organizações, com ou sem fins lucrativos.

Uma organização somente atinge seu propósito e seus objetivos se for bem administrada, e a administração exige de quem administra um mínimo de organização.

Mary Parker Follet definiu Administração como a arte de conseguir fazer as coisas através das pessoas.

Porque são importantes as organizações?

A eficiência e a eficácia podem ser ambas altas numa mesma organização. Todas as empresas buscam conviver muito de perto tanto com a eficiência quanto com a eficácia, pois isso representa o perfeito equilíbrio.

Eficiência organizacional refere-se à qualidade de recursos usados para atingir um objetivo organizacional, pode ser calculada como a quantidade de recursos usados para produzir um bem ou serviço.

Eficácia organizacional é o grau n qual uma empresa alcança um objetivo estipulado. Significa que a organização é bem-sucedida na realização daquilo que tenta realizar.

Eficiência refere-se ao modo como determinada atividade é realizada, é o meio, não o fim. Eficácia tem haver com o resultado referente a uma atividade, é o fim e não o meio. Dessa forma, é possível ser eficiente e não eficaz e vice-versa.

O papel do administrador nas organizações

Peter Drucker definiu o papel do administrador como “Os administradores dão direção às suas organizações, proporcionam liderança e tomam decisões sobre como usar os recursos disponíveis para alcançar metas”.

Drucker dividiu o trabalho dos gestores em seis tarefas:

  • Definir objetivos;
  • Organizar;
  • Comunicar;
  • Controlar;
  • Formar;
  • Motivar pessoas;

Os desafios da administração no mundo de hoje

  • Desafios tecnológicos;
  • Desafios sociais e humanos;
  • Desafios de mercado;
  • Desafios de negócios;
  • Desafios comunitários;
  • Desafios ambientais;
  • Desafios globais;
  • Desafios de inovação;
  • Desafios concorrenciais;
  • Desafios éticos e sociais;

Além de conhecer os instrumentos teóricos oferecidos à prática administrativa, cabe ao profissional desta área atualizar-se constantemente.

Theodore Levitt, professor da Universidade de Harvard, enfatizou a complexidade da Administração e seus desafios: “Administração é uma das áreas do conhecimento mais impregnadas de complexidades e desafios”.

        Administrar tornou-se uma atividade complexa num mundo em constante mudança.

As funções administrativas

        Planejamento: definir metas para o desempenho organizacional e decidir sobre as tarefas e o uso de recursos necessários para a sua realização.

        Organização: Coordenar todos os recursos da empresa (humanos, financeiros ou materiais), alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

        Liderança: uso da influência para motivar os funcionários a atingir metas organizacionais.

        Controle: monitoramento das atividades dos colaboradores, a verificação da empresa esteja na direção certa rumo a seus objetivos e a efetuação de correção quando necessário.

Habilidades específicas ao profissional da administração

        Conceituais: Habilidade conceitual é a capacidade cognitiva de enxergar a organização como um todo e as inter-relações entre as suas partes. Significa capacidade de “pensar estrategicamente”, de ter uma visão ampla e de longo prazo.

        Humanas: Habilidade humana é a capacidade do administrador de trabalhar com pessoas de características diversas e, ainda, trabalhar eficazmente como membro do grupo. Habilidade demonstrada pelo modo como um administrador se relaciona com as outras pessoas, incluindo a capacidade de motivar, facilitar, coordenar, liderar, comunicar e resolver problemas.

        Técnicas: Habilidade técnica é o entendimento e a proficiência no desempenho de tarefas específicas. A habilidade técnica inclui o domínio dos métodos, das técnicas e dos equipamentos que envolvem funções específicas como engenharia, produção e finanças.

  • Habilidades Conceituais - Alta administração (elaboração de planos estratégicos, formulação de estratégias, concepção de novos modelos de negócio e de gestão).
  • Habilidades Humanas - Gerência Média: Habilidades Humanas (liderança, trabalho de equipe, desenvolvimento de pessoas, gestão de talentos, etc.)
  • Habilidades Técnicas – Chefia Operacional (implantação das ações, supervisão do trabalho a ser executado, etc.).

Conclusão

        A administração é um misto de ciência e arte, ciência porque seu exercício é pautado por princípios, técnicas e conhecimentos, e arte porque exige do administrador o uso da sua intuição e sensibilidade, pois nem sempre dispõe de dados e informações suficientes para a tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.3 Kb)   pdf (581.6 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com