TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Administração

Por:   •  26/4/2017  •  Dissertação  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentos da Administração

As organizações podem ter sistema aberto ou fechado. A abordagem de sistema fechado concebe a organização como um sistema de gestão, tecnologia, pessoal, equipamentos e materiais, mas tende a excluir concorrentes, fornecedores, distribuidores e reguladores governamentais.

Em contraste com sistemas fechados, a perspectiva do sistema aberto vê uma organização como uma entidade que toma os insumos do ambiente, os transforma e os libera como saídas em conjunto com efeitos recíprocos sobre a própria organização, juntamente com o ambiente em que a organização opera. Ou seja, a organização torna-se parte integrante do ambiente em que se situa. Por exemplo, forças ambientais como clientes e concorrentes exercem influência considerável sobre as empresas, destacando a relação essencial entre uma organização e seu ambiente, bem como a importância de manter os insumos externos para alcançar uma organização estável.

Ambiente interno

O ambiente interno de uma organização é composto pelos elementos dentro da organização, incluindo os empregados atuais, a gerência, e especialmente a cultura incorporada, que define o comportamento do empregado. Embora alguns elementos afetem a organização como um todo, outros afetam apenas o gerente. O estilo filosófico ou de liderança de um gerente afeta diretamente os funcionários. Os gerentes tradicionais dão instruções explícitas aos funcionários, enquanto os gerentes modernos capacitam os funcionários a tomar muitas de suas próprias decisões. Mudanças na filosofia e ou estilo de liderança estão sob o controle do gerente. As seções a seguir descrevem alguns dos elementos que compõem o ambiente interno.

A estrutura formal de uma organização é o arranjo hierárquico de tarefas e pessoas. Esta estrutura determina como funcionam os fluxos de informação dentro da organização, quais departamentos são responsáveis ​​por quais atividades, e onde o poder de decisão se apóia.

A cultura organizacional é a personalidade de uma organização. Assim como cada pessoa tem uma personalidade distinta, o mesmo acontece com cada organização. A cultura de uma organização molda as ações de seus membros.

Quatro componentes principais compõem a cultura de uma organização: valores, líder, ritos e rituais e rede social. Valores são as crenças básicas que definem os sucessos dos funcionários em uma organização. O segundo componente são os líderes. Um líder é uma pessoa exemplar que reflete a imagem, atitudes ou valores da organização e serve como modelo para outros funcionários. Ritos e rituais, o terceiro componente, são rotinas ou cerimônias que a empresa usa para reconhecer os funcionários de alto desempenho. Banquetes de prêmios, encontros de empresas e reuniões trimestrais podem reconhecer funcionários distintos por seu excelente serviço. Os homenageados são destinados a exemplificar e inspirar todos os funcionários da empresa durante o resto do ano. O componente final, a rede social, é o meio informal de comunicação dentro de uma organização. Esta rede carrega as histórias de heróis e aqueles que falharam. É através desta rede que os funcionários realmente aprendem sobre a cultura da organização e os valores.

Um subproduto da cultura da empresa é o clima organizacional. As atitudes dos trabalhadores determinam a "atmosfera" positiva ou negativa do local de trabalho. As relações diárias e as interações dos funcionários são indicativas do clima de uma organização.

Recursos são as pessoas, informações, instalações, infra-estrutura, máquinas, equipamentos, suprimentos e finanças à disposição de uma organização. As pessoas são o recurso supremo de todas as organizações.A disponibilidade de recursos e a forma como os gestores valorizam os recursos humanos e não humanos afetam o ambiente da organização.

Filosofia da gestão é o conjunto de crenças pessoais e valores sobre as pessoas e do trabalho e, como tal, é algo que o gerente pode controlar. McGregor enfatizou que a filosofia de um gerente cria uma profecia auto-realizável. Os gerentes de Teoria X tratam os funcionários quase como crianças que precisam de direção constante, enquanto os gerentes de Theory Y tratam os funcionários como adultos competentes capazes de participar de decisões relacionadas ao trabalho. Felizmente, a maioria das organizações e gerentes estão fazendo a mudança em direção à participação ativa e trabalho em equipe que implica empoderamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com