TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Administração

Por:   •  5/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

LARYSSA DE AGUIAR SANTOS

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE

Boa Vista – RR

2015


LARYSSA DE AGUIAR SANTOS

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO:

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE

Trabalho avaliativo da disciplina de Introdução à Administração do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Roraima.

Professor: Carlos Vicente Joaquim.

Boa Vista – RR,

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO3
  2. FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO4
  1. PLANEJAMENTO4
  2. ORGANIZAÇÃO4
  3. DIREÇÃO5
  4. CONTROLE5
  1. CONCLUSÃO6

REFERÊNCIAS BILBLIOGRÁFICAS7


INTRODUÇÃO

A administração como atividade é um processo que se compõe, pelo menos, de quatro funções principais: planejamento, organização, direção/liderança e controle.

Planejar é determinar os objetivos e o modo como podem ser alcançados. Organizar é dividir trabalho, agrupar atividades, designar pessoas para execução, distribuir e alocar recursos, coordenar e integrar esforços, tudo em função dos objetivos e planos traçados. Dirigir é comandar e coordenar indivíduos, grupos e ações, processo que se relaciona à interpretação dos objetivos, motivação, liderança e resolução de conflitos. Controlar é verificar se as atividades estão conduzindo ou não ao alcance dos objetivos estabelecidos e dos resultados esperados.

            Este processo é dinâmico, interativo, de tal modo que as quatro funções estão em permanente diálogo entre si. Nenhuma pode ser realizada ou compreendida isoladamente, já que a administração é exatamente a combinação cíclica e recorrente dessas funções.

        O presente trabalho visa apresentar as impressões do aluno sobre as quatro funções sem pretender esgotar o assunto, uma vez que a administração é uma atividade inexata e intangível que envolve diversos meandros e tentar abraçá-los em uma única obra acadêmica é tarefa inexequível.


FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

PLANEJAMENTO

         O planejamento é o processo de análise da situação interna, do ambiente externo e do impacto desses cenários sobre a organização, a fim de definir os objetivos a serem atingidos e deliberar sobre planos adequados para alcançar esses objetivos. Em poucas palavras, o planejamento requer um conhecimento da organização e do ambiente em que ela está inserida.

O planejamento está presente em todas as camadas hierárquicas da organização, sendo proposto inicialmente e de maneira generalizada no nível estratégico e depois sofrendo especificidades para adaptar-se aos níveis tático e operacional. Esta função não pode ser algo solitário, criado por um administrador isolado. É um processo a ser elaborado em conjunto com todos que serão atingidos por ele e o implementarão, conferindo maior comprometimento com a causa da empresa.

Os administradores modernos procuram pensar estrategicamente e não apenas para emergencialmente – proação ao invés de reação. Por isso, ganha força o conceito de planejamento estratégico (processo contínuo e sistemático de estruturar e esclarecer os caminhos da organização e os objetivos que ela deve alcançar, com compreensão integral dos fenômenos) e de administração estratégica (processo estruturado a conceber, materializar e reavaliar continuamente o planejamento estratégico).

ORGANIZAÇÃO

Uma vez estabelecidos os objetivos e estratégias da organização, a próxima etapa do processo administrativo consiste em reunir e organizar os recursos da empresa para alcançar tais objetivos. A função organização quer dizer divisão de trabalho, agrupamento de atividades, designação de pessoas, alocação de recursos, coordenação de esforços e melhor aproveitamento possível de todos os recursos disponíveis, sejam humanos, tecnológicos, materiais ou financeiros.

Esta função é uma das mais sofisticadas e demanda o exercício de uma capacidade analítica apurada por parte dos gestores. Trata-se de um espaço de tomada de decisões complexas e abrangentes que incluem: analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados; dividir o trabalho, de acordo com os critérios mais apropriados; definir as responsabilidades pela realização do trabalho; definir os níveis de autoridade e desenhar a estrutura organizacional que pode ser territorial (critério geográfico de divisão do trabalho), por produto, por cliente e tantas outras, cabendo ao administrador identificar qual melhor se adapta à realidade de sua organização.

DIREÇÃO

        Direção é capacidade e habilidade administrativa de supervisionar e orientar os recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais – alocados nas atividades das organizações, visando otimizar o processo decisório direcionado ao alcance dos resultados estabelecidos no planejamento. Esta função está correlacionada àquele algo mais da atuação dos administradores: identificar quem é quem, liderar.

        Trata-se de uma tarefa desafiadora, uma vez que busca a harmonia em uma relação geralmente conflituosa: a compatibilidade entre os objetivos individuais com os da empresa. Assim para o exercício dessa função, torna-se necessária a compreensão da dinâmica das pessoas, individualmente e em grupo, no contexto organizacional. Indivíduos e grupos manifestam padrões diferentes de comportamento, e essas diferenças devem ser conceitualmente compreendidas para ser empiricamente aplicadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com