TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Administração

Por:   •  24/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Curso Fundamentos da Administração

Carga horária de 60h. Realizado no site veduca.org ministrado por Hélio Janny Teixeira: Bacharel em Ciências Econômicas (FEA-USP), Bacharel em Administração de Empresas (FGV), Mestre em Administração (FEA-USP) e Doutor em Administração (FEA-USP).

Neste curso tive uma base geral de Administração desde o conhecimento da mesma como uma ciência social, visão sistêmica e áreas funcionais, as diversas escolas que dão base à Administração, como planejar, organizar, dirigir e controlar uma organização, trabalho gerencial e função do administrador.

Crítica e Conclusão:

Esse curso foi muito enriquecedor. Com seus temas sucintos, porém abrangentes tive uma vasta informação sobre como administrar uma empresa. Aprendi que a administração é um corpo novo, sistematizado a partir do início do século XX. Ela não tem uma guia comum para tudo, por isso é preciso ter cuidado com modismos. A melhor maneira de se administrar é com uma análise aprofundada, visão do conjunto e entendimento das circunstâncias reunindo e aplicando da melhor forma possível, os recursos disponíveis.

Tive uma boa noção sobre: Ciclo PDCA e sua aplicação. Lei Sarbanes/Oxley dos Estados Unidos como um exemplo a ser usado na ética empresarial. Marketing e os 4 P’s. Gestão de pessoas e gestão financeira. Cadeia de valor de Porter. Pensamento e enfoque sistêmico, teoria geral dos sistemas e a quinta disciplina. Administração como um sistema aberto, Taylor, Ford e Fayol. A pirâmide de Maslow. Sistema de comunicação. Estruturas mecanicista, orgânica e desfronteirização. Motivação e liderança. Tipos de indicadores (Balanced Scorecard) e construção de agenda no sentido de como trabalhar com o tempo.

Enfim, é um curso amplo que nos faz entender o quão importante e necessária é a Administração. Como disse Peter Drucker:

“Gerenciamento é substituir músculo por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento e força para cooperação.”

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com