TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Administração

Por:   •  12/11/2017  •  Resenha  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Fundamentos da Administração

“Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos” (Stoner & Freeman, 1999).

1.1.1 O que é organização

Maximiano define organização como uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos e que por meio de uma organização torna-se possível alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma só pessoa. Ele também cita que uma grande empresa ou uma pequena oficina, laboratório ou corpo de bombeiros são exemplos de organizações.

Já para Robbins, organização é entidade social conscientemente coordenada, com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente continua para alcançar um ou mais objetivos em comuns.

Sendo assim, organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns, podendo ser organizações formais como uma empresa ou informais como um grupo de amigos que se reúne para uma partida de futebol. Todas as organizações têm uma finalidade ou proposito, elas precisam ter objetivo e principalmente precisam ser compostas de pessoas, pois sem elas a organização não tem quem tome decisões com relação a objetivos e nem quem realize as tarefas para que o objetivo seja alcançado.

1.1.2 O que é administrar

De acordo com Mary Parket Follet, administrar é a arte de produzir bens ou serviços por intermédio das pessoas.

Administrar nada mais é que dirigir recursos humanos, financeiros e materiais reunidos em unidades organizadas, dinâmicas e capazes de alcançar os objetivos. Os administradores devem buscar o alcance de três objetivos (a satisfação do consumidor com o produto ou serviço ofertado pela empresa, lucro obtido na comercialização do produto ou serviço e a remuneração para todos que executaram o trabalho) de maneira eficiente e eficaz.

1.1.3 Como se realiza o processo de administração

Administração é um processo dinâmico composto de quatro funções:

Planejamento – é um conjunto de decisões tomadas para garantir o futuro de um projeto ou até mesmo da empresa, é no planejamento que o administrador identifica as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que podem afetar o negócio. Esse planejamento precisa ser flexível para que caso surja um problema ele possa ser rapidamente evitado.

Organização – distribuição de tarefas e recursos entre os membros da organização definindo quem terá autoridade sobre quem e quando e onde as decisões deverão ser tomadas. Nesse caso é preciso organizar o espaço (um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu devido lugar); tempo através de agenda para controlar compromissos, estabelecer prioridades, pontualidade; trabalho (listando as tarefas que serão realizadas, determinar os responsáveis por cada tarefa); pessoas (estabelecendo uma unidade de comando e unidade de direção); recursos financeiros (distribuição correta dos recursos para que assim se obtenha o maior rendimento).

Direção – dirigir significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento das suas funções, ele precisa possuir uma boa habilidade de comunicação e selecionar o melhor canal de comunicação, também precisara resolver conflitos entre subordinados. O responsável por uma equipe tem a responsabilidade de manter um ambiente propicio a execução de um trabalho de qualidade onde os trabalhadores estejam satisfeitos. É a função que exige mais ação que o planejamento ou a organização.

Controle – é assegurar que os objetivos estejam sendo alcançados e consiste na monitoração e avaliação do desempenho da organização com base no que foi planejado, para que caso haja algum desvio no planejamento este possa ser reparado a tempo. O melhor controle é aquele que se aplica desde o início do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com