TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Administração

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

2 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 Formas de Administração e seus conceitos

Administração pode referir-se a todo tipo de empreendimento humano que reúne em uma organização pessoas com diferentes objetivos e habilidades, sejam elas vinculadas a instituições com fins lucrativos ou não. O termo é amplo e pode fazer referência tanto ao uso que alguém faz de suas propriedades e bens (ou inclusive das alheias) até a administração política e econômica de um Estado, passando pela administração organizacional de uma empresa ou entidade.
Segundo Drucker, considerado o pai da administração moderna, “administração é a prática específica que converte uma multidão em um grupo eficiente orientado para certas metas e produtivo”.

Cada empresa deve ter sua forma de administração que certamente vai mudando conforme ela vai crescendo ou de acordo com suas necessidades. Porem, para administrar uma empresa, seja ela de qualquer porte, existem funções básicas, sendo elas previsão, planejamento, organização e controle.

Previsão é prever as metas a serem atingidos, os objetivos a serem alcançados a curto e longo prazos e prazos gerais a serem cumpridos.

Planejamento é planejar e decidir os planos administrativos, como utilizar os recursos da empresa obter informações e  estabelecer objetivos.

Organização é estruturar departamentos, setores, seções e atribuir funções a cada um deles como forma de obter o resultado desejado, integrar os recursos disponíveis.

Controlar é medir e avaliar se todos os processos estão sendo feitos de acordo com o planejado, garantindo o cumprimento dos planos e programas estabelecidos e corrigindo os desvios de orientação.

2.2 Formas de Gestão

Gestão é conhecer todas as funções e ter todos os conhecimentos necessários para alcançar os objetivos propostos de forma eficiente e eficaz.

Os modelos de gestão são feitos com o papel de organizar as atividades da empresa e seus recursos (pessoas) com o uso de suas tecnologias, normas e regras. Consequentemente, a gestão de uma empresa reflete sua cultura organizacional, assim como sua missão, visão e valores. É ele que define como a empresa se portará ao mercado, como alcançará seus objetivos e agir em situações incomuns.

Algumas empresas ainda preferem os modelos de gestão mais tradicionais, como o Clássico (com foco nas melhorias das tarefas realizadas, como em empresas familiares), Comportamental (foco na motivação dos funcionários, como Hospitais) ou o Neoclássico (foco nos objetivos e resultados, como em Fábricas e montadoras), mas há também modelos Inovativos como os utilizados em Instituições de ensino (Sistêmico, que interage com o ambiente externo) e em Multinacionais (Contingencial focado na adaptação da empresa a grandes mudanças).

A Arima, por ser uma organização multinacional, utiliza o modelo de gestão Contingencial, onde o foco está na capacidade da empresa de se adaptar ao ambiente de constantes mudanças e demandas dos clientes, já que no mercado atual precisa se preocupar não só com as empresas locais mas também com as virtuais, que vem crescendo nos últimos anos.

Como consequência positiva, nesse modelo os profissionais pensam cada vez mais na melhoria continua de seus processos de trabalho, na geração de capital intelectual para a organização e na importância do processo de aprendizagem e conhecimento parra o sucesso organizacional.

2.3 Conceitos de Comércio Exterior aplicado á Administração

 O Comércio Exterior é voltado a técnicas e métodos de compra e vende de produtos ou serviços entre empresas e governos de países diferentes. Ele acompanha os acontecimentos internacionais, tanto econômicos quanto políticos, e eventuais conflitos, para caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras. eu campo de trabalho inclui empresas importadoras ou de logística, companhias privadas dos mais diversos setores, que fazem importação e exportação, instituições financeiras, agências governamentais de desenvolvimento econômico, operadoras de câmbio e de seguro. Como a profissional lida com contratos e negociações internacionais, é imprescindível falar outros idiomas, principalmente inglês e espanhol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com