TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Administração

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

Fundamentos da Administração

De Acordo com o livro “Introdução à Administração” de Antonio Cesar Amaru Maximiniano( 6ª edição, página 33) Administração Significa [... um processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos, para possibilitar a realização de objetivos.]

Outra definição que pode ser encontrada no “Novo Dicionário Aurélio ( 1ª edição) é a seguinte:

“ IV. Conjunto de princípios , normas e funções que têm por fim ordenar os fatores de produção e controlar sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado”

De fato, as definições citadas anteriormente completam-se e são essencialmente aplicadas no que chamamos de “Organizações” , as quais atualmente estão inseridas de tal forma no cotidiano da sociedade moderna que podemos defini-las como fatores essenciais para a subsistência humana e porque não dizer também evolução da sociedade como um todo.

Escolas, hospitais, igrejas, delegacias, shoppings, padarias, supermercados, lojas, concessionárias e  bancos, são alguns exemplos de organizações indispensáveis para a sociedade, mas o que é uma “Organização”? Para que serve? Como podemos identificá-la e classificá-la?  Qual valor agrega à sociedade?. Veremos a seguir como as organizações estão intimamente ligadas ao dia-a-dia de cada cidadão.

Relembrando o conteúdo estudado em sala, segundo ROBBINS(2000: p.31), “Uma organização é um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papéis formais e compartilham de um propósito comum”. Podemos entender que de acordo com essa afirmação a organização origina-se a partir de um objetivo comum que precisa ser alcançado de forma coletiva, por determinado grupo de pessoas, as quais dividem-se no desempenho das tarefas necessárias para concretizá-lo, para que seja obtido êxito as partes têm de funcionar em sinergia e com igual entendimento comunicacional.

As organizações têm como finalidade ou pelo menos deveriam ter o compromisso de servir à sociedade, visto que em geral as mesmas fornecem serviços e produtos que garantem a subsistência da sociedade atendendo à necessidades pessoais e coletivas. Podemos observar que a partir da análise de seu objetivo, missão ou meta principal conseguimos identificar qual  é o tipo da organização em questão. Podem ser classificadas como: com ou sem fins lucrativos, públicas, privadas, civis, militares, entre vários outros tipos encontrados.

Importante salientar que as organizações também são responsáveis por impulsionar o desenvolvimento da sociedade em geral, seja no surgimento de novas tecnologias, implantação de valores, geração de empregos, cultura, exploração de novos recursos e fontes alternativas e menos degradantes de energia em relação ao meio ambiente, entre outros benefícios adquiridos.

Para que a organização possa ser eficiente e eficaz no que se propõe a fazer veremos que a figura do administrador na distribuição de recursos e delegação de tarefas e autoridade é imprescindível, o mesmo pautado em suas habilidades e competências aplica suas táticas e estratégias no que chamamos de “ processo administrativo” o qual se for desenvolvido corretamente é mais uma ferramenta que contribuirá para  o êxito.

Segundo um dos mais expressivos nomes da Teoria da Administração, Henri Fayol, o processo administrativo (que compreende às funções que deveriam ser exercidas pelos gerentes ou administradores) possui 4 pilares principais. São eles: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Para Fayol todo tipo de administração passa por estes estágios de desenvolvimento se bem-sucedida.  

Para que possa de fato desempenhar sua função dentro da organização o administrador necessita possuir e desenvolver certas habilidades, deste modo podendo lidar com as mais variadas situações da forma mais coerente possível. Cada tomada de decisão compreende também à um determinado papel ou comportamento que se espera do mesmo.

No que tange aos papéis desempenhados, há uma ou mais habilidades que se relacionam respectivamente com tal comportamento, por exemplo:

Papel Interpessoal e informacional - envolve a habilidade humana, pois engloba aspectos psicológicos e representacionais como: motivar colaboradores, manter contatos internos e externos, representar a empresa seja em um congresso por exemplo ou na recepção de investidores visitantes na organização e repasse de informações internas ou externas.

Dentre as habilidades dos administradores destacam-se também as habilidades: Técnica (relacionada à atividade específica desempenhada pelo administrador), Conceitual (capacidade de lidar com situações mais complexas do dia a dia em relação à empresa  interna ou externamente) e a habilidade Política (capacidade de negociar vantagens ou benefícios para sua equipe a fim de adquirir as melhores condições e recursos para realização dos objetivos

Com o passar do tempo e com a diversificação dos ramos de investimento dos grandes empresários, percebeu-se que para cada tipo de organização e seu determinado fim comercial era preciso pessoas específicas para administrar os diferentes tipos de negócios, assim o administrador contemporâneo constitui um recurso humano da empresa, ou seja, passou a ser um funcionário,  que é remunerado para tal atividade e é avaliado pelo seu rendimento como um colaborador de chão de fábrica por exemplo. Deste modo ,  a figura do administrador dono do negócio foi ficando obsoleta e restrita às pequenas e microempresas atualmente. Em relação às grandes organizações a figura contemporânea é mais frequente.

A partir deste novo conceito de administrador e levando em conta o grande porte das organizações, passou-se a delegar autoridade, ou seja, o administrador ou gerente principal da empresa delega autoridade de forma hierárquica, visto que sozinho não dá conta de administrar tudo.

Com o êxodo rural europeu no inicio da revolução industrial as metrópoles e fábricas  foram ficando superlotadas, tal falta de planejamento devido ao crescimento populacional desordenado foi criando condições de vida precárias. O que entendemos hoje por “Administração”, na época não possuía nenhum cunho científico.

 Segundo o professor Sidarta da Silva Martins, (  Docente da disciplina de Fundamentos da Administração) e também com referências do livro “Introdução à Teoria Geral da Administração, 8ª Edição. p. 53 e 54 ” de Idalberto Chiavenato; a Administração passou a ser estudada como ciência somente no início do século XX.

Um dos pioneiros deste estudo foi Frederick Winslow Taylor , fundador do que denominamos de “Administração Científica”. A denominação citada  se caracteriza pelo fato de que houve a tentativa de aplicar métodos científicos nas tarefas fabrís em busca de maior eficiência produtiva. Para Taylor o fundamento do seu estudo era a ênfase nas tarefas, deste modo buscava melhorar o processo produtivo minimizando potenciais desperdícios na produção. Para isso buscou entender mais a fundo o dia a dia dos operários, suas tarefas desempenhadas e suas motivações para executá-las, bem como também o sistema de produção em que se baseavam o pagamento de salários dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com