TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Administração

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 8

Fundamentos da administração

 

BELO HORIZONTE

MAIO – 2015

Fundamentos da Administração 

Modelo de Gestão Taylorista:

Um estudo sobre a utilização do modelo de Gestão Taylorista         em empresas brasileiras nos tempos atuais.

Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos da administração, ministrada pelo professor Wanderley Delfino Amorim, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Ciências Contábeis, da Faculdade Pitágoras.

BELO HORIZONTE

MAIO - 2015

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a teoria Cientifica que através dessa teoria fizemos uma breve análise sobre a empresa isofort comércio  e industria Ltda. Especializada na manufatura do EPS, produto também conhecido como isopor. Hoje o grupo e composto por 240 colaboradores, que visa o melhor atendimento de seus clientes externos e internos, a empresa tem um programa de responsabilidade social e sustentabilidade, trabalhando sempre, com transparência. Com o objetivo de atender diversos segmentos, em construções, agricultura, refrigeração e laser etc.

Foi aplicado um questionário para verificarmos se a empresa possui traços Taylorista, após a pesquisa desenvolvemos uma “tabela” com os campos pesquisados para demonstrar o diagnostico preciso.

Dentro trabalhos que consistem uma previam analise sobre o trabalho cientifico de Frederico Winslow Taylor, também conhecido como o pai da Administração. Podemos verificar algumas características como: Plano de incentivo Salarial e Supervisão.

Taylorismo

Nos séculos XIX e XX, surgiu à chamada Administração cientifica, com a publicação dos princípios da administração cientifica, em 1911, por Frederico Winslow Taylor, chamado de Pai da Administração Cientifica.

O Primeiro período de Taylor foi de 1878 a 1903, na Midvale Stell Co.,como capataz de fabrica,progredindo até ocupar finalmente o cargo de engenheiro,apesar de já ser um profissional quando foi admitido.No segundo período, até 1915,quando morreu,ficou famoso a partir de 1911,data da publicação de seu livro.

Foi o precursor de estudo sobre tempos e movimentos, sobre o trabalho e sobre o processo empresarial. Ele achava que cada  funcionários poderia ser treinado para ser o melhor em alguma função, e que era responsabilidade da administração identificar essas possibilidades e proporcionar oportunidades de melhoria.

O trabalho foi desenvolvido durante sua estada nas empresas Midvaley e Bethllem Steel a partir de suas necessidades de melhorar a qualidade do produto e reduzir os custos de produção, idéias associadas à produtividade. Segundo Taylor, esses problemas decorriam da falta de padrões de desempenho e eficiência e necessidade de orientação para tomadas de decisões mais conscientes e dirigidas para problemas específicos, que geravam baixos níveis de interação entre o operário e o sistema produtivo.

Lembre-se: Nesta teoria a motivação se dá na busca pelo dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Toda abordagem Clássica da Administração alicerçava-se nessa teoria da motivação. É uma abordagem puramente tecnicista e mecanicista.TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios de administração cientificam. São Paulo: Atlas.

Taylor via a necessidade premente de aplicar métodos científicos à administração, para garantir a consecução de seus objetivos de máxima produção a mínimo custo. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho. (ORT). Os principais aspectos da ORT são:

Seleção Cientifica do Trabalhador – O trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões. A maestria da tarefa, resultado de muito treino, é importante para o funcionário (que é valorizado) e para a empresa (que aumenta sua produtividade).

Tempos e Movimentos padrão – O trabalhador deve atingir no mínimo a produção estabelecida pela gerência. É muito importante contar com parâmetros de controle da produtividade, porque o ser humano é naturalmente preguiçoso. Se o seu salário estiver garantido, ele certamente produzirá o menos possível.

Homo Economicus – Toda pessoa é profundamente influenciada por recompensas salariais, econômicas e materiais. Em outros termos, o homem e motivado apenas pelo dinheiro.

Padronização – (Aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir custos) Taylor através dos seus estudos preocupou-se com a padronização dos métodos e processos de trabalho, máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias primas e componentes, para eliminar o desperdício e aumentar a eficiência.

Plano de incentivo Salarial – A remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao número de unidades produzidas. Essa determinação se baseia no conceito do Homoeconomicus, que considera as recompensas e sanções financeiras as mais significativas para o trabalhador.

Trabalho em Conjunto – Os interesses dos funcionários (altos salários) e da administração (baixo custo de produção) podem ser conciliados, através da busca do maior grau de eficiência e produtividade. Quando o trabalhador produz muito, sua remuneração aumenta e a produtividade da empresa também.

Gerentes planejam Operários executam – O planejamento deve ser de responsabilidade exclusiva da gerência, enquanto a execução cabe aos operários e seus supervisores.

Desenhos de cargos e tarefas – Com a Administração Cientifica, a preocupação básica era a racionalidade do trabalho do operário e, conseqüentemente, o desenho dos cargos mais simples e elementares. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou os engenheiros americanos a simplificarem os cargos no sentido de obter o máximo de especialização de cada trabalhador.

Divisão do Trabalho especialização do operário – Uma tarefa deve ser dividida ao maior número possível de subtarefas. Quanto menor e mais simples a tarefa, maior será a habilidade do operário em desempenhá-la. Ao realizar um movimento simples repetido vezes, o funcionário ganha velocidade na sua atividade, aumentando o número de unidades produzidas e elevando seu salário de forma proporcional ao seu esforço.

Supervisão – Deve ser funcional, ou seja, especializada por áreas. A função básica do supervisor, como o próprio nome indica, é controlar o trabalho dos funcionários, verificando o número de unidades produzidas e o cumprimento da produção padrão mínima. Aqui um operário tem vários supervisores de acordo com a especialidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com