TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Saúde

Por:   •  6/7/2021  •  Monografia  •  7.425 Palavras (30 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 30

Curso de Especialização em SAÚDE ESTÉTICA

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

SAÚDE ESTÉTICA

São Paulo/ 2021

1. Contextualização da Instituição

A “Oswaldo Cruz” é uma das mais tradicionais Instituições de Ensino de São Paulo, havendo sido fundada em 1914 com a denominação de Ginásio Oswaldo Cruz em homenagem ao ilustre sanitarista brasileiro. A partir de 1954, as atividades educacionais foram ampliadas, alterando-se aquela denominação para Colégio Oswaldo Cruz, abrangendo, então, tanto o ensino fundamental quanto o de nível médio.

Em 1956, prevendo-se o desenvolvimento industrial da Cidade de São Paulo, bem como a necessidade de formar professores para os Anos Iniciais da Educação Básica, foram instaladas a Escola Técnica Oswaldo Cruz e a Escola Normal, destacando-se dentre os Cursos Técnicos oferecidos o de Química, havendo sido um dos primeiros a serem instalados na América do Sul.

Vencidos os percalços de atuação nas áreas dos antigos ensinos primário, secundário e técnico, decidiu-se, então, empreender uma das mais arrojadas iniciativas, a de instalar em São Paulo a Escola Superior de Química, propiciando aos egressos de Cursos Técnicos de Química o prosseguimento de seus estudos em nível superior nessa área do conhecimento. Nesse contexto, em 1966, foi criado o Instituto Educacional Oswaldo Quirino Ltda. e instalado o Curso de Química Industrial, originando a atual Escola Superior de Química.

Em 1969, foi instalado o Curso de Engenharia Química e criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras, Unidades Acadêmicas que propiciaram o credenciamento das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC).

Continuando esse empreendimento educacional, criou-se, em 1974, a Faculdade de Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis e, em 1981, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas. Essa expansão, tanto no ensino médio, como no superior foi inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, visando o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania.

Fundamentando-se nesses princípios e com o propósito de atender a sociedade, em 1992, foi instalado o Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que mantêm atualmente Cursos de Especialização em nível de pós-graduação Lato Sensu, bem como outros de extensão.

Continuando essa trajetória, em 2000, foi incorporado ao Grupo Oswaldo Cruz as Faculdades Integradas Interamericanas, atualmente com a denominação de Faculdade de

Comunicação e Design (FCD); em 2001, a Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz e Curso de Engenharia Ambiental; em 2002, o de Engenharia de Produção; em 2003, foi criado o Instituto Superior de Educação, a fim de manter os cursos de Licenciatura, culminando essa etapa de desenvolvimento com a implantação em 2011 do Curso de Enfermagem e, em 2012, o de Engenharia Civil.

Nesse contexto, a oferta de curso de graduação nas áreas de Saúde; Engenharias; Educação; Negócios; Comunicação; Química e Meio Ambiente pelas Faculdades Oswaldo Cruz, que obteve a Renovação de seu Reconhecimento por meio da Portaria nº 752, de 08/08/2018, publicada no D.O.U. em 09/08/2018 e, por meio de Acordo de Cooperação, os da Faculdade de Tecnologia (FATEC) e Faculdade de Comunicação e Design (FCD) fundamentam a oferta pelo Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (CPG) de mais de 50 (cinquenta) cursos de pós-graduação lato sensu, além de consultorias, programas especiais e cursos de extensão oferecidos pelo Núcleo de Extensão Universitária, inclusive in company, a fim de atender aos setores produtivos e à comunidade em geral.

Ressalte-se que esta Instituição de Ensino tem como Missão a difusão das Ciências e da Cultura, propiciando a formação de cidadãos competentes e diligentes ao exercício profissional, por meio do ensino, pesquisa e da extensão, constituindo-se em um polo educacional comprometido com o desenvolvimento regional e nacional e objetivando a interação social, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a preservação ambiental.

Assim, percorridos mais de cem anos no cenário educacional, comprovando a seriedade, integridade, qualidade dos serviços prestados à educação brasileira, faz do Grupo Educacional Oswaldo Cruz uma das mais tradicionais Instituições de Ensino do Estado de São Paulo. Essa tradição não se registra, apenas, por um logotipo, mas tornou-se um brasão da educação brasileira, cujo lema “Não esmorecer para não desmerecer” traduz em sua plenitude o espírito empreendedor educacional de seu fundador.

2. Concepção do Curso

Nos últimos dez anos o segmento de estética cresceu cerca de 200%, gerando mais de três milhões de postos de trabalho. Visando esse crescimento constante, profissionais de diversos setores da área de saúde buscam se especializar, a fim de ingressar nesse segmento. Portanto, esse projeto se justifica, aliado à intensa demanda no mercado de trabalho por profissionais qualificados do ponto de vista técnico profissional, ao compromisso de uma formação profissional comprometida à ética e à dimensão humana.

Diante desse mercado crescente, há uma busca incessante pela sociedade de profissionais qualificados e que dominem as diversas técnicas cabíveis na área.

Com a Pós-Graduação em Saúde Estética o aluno sairá capacitado e com diferencial para enfrentar esse mercado cada vez mais empreendedor, exigente e competitivo.

3. Objetivos

3.1 – Gerais

Capacitar os profissionais da área da saúde para atuarem na saúde estética. A habilitação para o devido exercício profissional na área, entretanto, somente será dada pelo Conselho de classe, no qual o profissional esteja inscrito, mediante a legislação vigente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.4 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (156.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com