TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Administração

Por:   •  10/4/2017  •  Resenha  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

Nesse fórum, como abordamos as 4 funções do administrador, e essa semana estamos abordando apenas duas delas, pode o gestor abdicar de alguma de suas funções? Justifique e complemente se necessário.

A administração pode ser definida como a tarefa que possibilita alcançar os objetivos previamente definidos, com menor dificuldade e maior rapidez, isto é, com maior eficiência. Dentro do processo de administrar, temos 4 funções principais:

Planejar - é determinar, antecipadamente, os resultados a serem alcançados e os meios pelos quais a empresa poderá alcançá-los. Planejar não é prever o que vai acontecer, mas sim, antecipar dúvidas e probabilidades.

Organizar - Organização no sentido de função administrativa pode ser definida como a construção da estrutura – de recursos e de operações – da empresa. Do ponto de vista de recursos, organização é obtenção de recursos humanos e materiais, necessários à execução dos planos previamente estabelecidos.

Dirigir – Depois do planejamento e da organização, a etapa seguinte é a direção, função mediante a qual o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado bem como transmitir os planos aos subordinados e estimulá-los de maneira a despertar-lhes a motivação para que atinjam os objetivos e metas predeterminadas. Dirigir bem um negócio é administrar o seu futuro; e dirigir o futuro é administrar a informação.

Controlar – Controle significa verificação da execução. Significa também a avaliação dos resultados, comparando-os com os padrões estabelecidos e corrigindo as discrepâncias que tenham surgido. O controle, por outro lado, corrige os desvios dos padrões, propondo uma ação específica para isso. Para se chegar, onde quer que seja não é preciso dominar a força; basta controlar a razão.

Para que uma empresa alcance os objetivos proposto, é necessário elaborar um planejamento por meio de estratégicas e táticas integradas. Em minha opinião, planejamento, organização, direção e controle são funções que podem ocorrer separadamente, mas que, quase sempre, estão interligados na prática administrativa.

Gestão por competências? E o gestor onde fica com suas funções? Como as pessoas estão se preparando para isso? E as organizações? As relações interpessoais permitem tal modelo?

O processo de gestão nas organizações, sejam públicas ou privadas, vem sendo alterado por mudanças em função da necessidade de adequação às exigências da sociedade do conhecimento onde o capital humano é avaliado a partir de sua capacidade de explorar suas qualidades intelectuais.

A Gestão de Competências se baseia em três pilares básicos: atração, manutenção e aperfeiçoamento constante dos profissionais. Diz respeito ao conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências que credenciam um profissional a exercer uma determinada função, ou seja, ela está diretamente relacionada à combinação de experiências com destrezas com vista ao alcance de um determinado propósito. Essa gestão é de iniciativa e de responsabilidade de cada indivíduo. Também pode ser definida como a capacidade de gerenciar o conjunto dos conhecimentos (saber formal), habilidades (saber fazer) e atitudes (querer fazer) do trabalhador para cumprimento da missão, negócio e estratégias da organização e projeção da competência essencial para o futuro.

Mais do que produtos, processos ou estratégias, são as pessoas as verdadeiras responsáveis pelos resultados nas organizações. Apenas profissionais competentes e devidamente motivados são capazes de fazer a diferença, colocando em prática projetos e ideias que impulsionem a competitividade nas empresas em que trabalham, entendendo-se essa competitividade como a capacidade de chegar no futuro entre os primeiros.

A Gestão por competência aplicadas nas empresas serve para reter principalmente talentos, pois trata-se de uma forma de gestão bastante atrativa e justa. Também podemos focar a importância para motivação e clareza de maneira sólida e com certeza há durabilidade de empresa será maior com esse tipo de gestão.

A Avaliação por Competências é uma maneira de estimar o aproveitamento do potencial individual de cada colaborador dentro das organizações. Este resultado da Avaliação será a identificação das competências comportamentais e técnicas que necessitam ser aperfeiçoadas. O sistema de avaliação e análise do desempenho possibilita a administração dos conflitos que existem na organização.

Ética profissional X ética organizacional X trabalho em equipe X Gestão por competências. Isso pode ser conciliável?

Ética profissional - A ética é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de uma vida justa, bela e feliz, que estamos destinados por natureza. Traduzindo o processo consciente ou intuitivo que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é buscar sempre o bem, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza.

Também abrange toda reflexão que fazemos sobre o nosso agir e sobre o sentido ou missão de nossa vida, bem como sobre os valores e princípios que inspiram e orientam nossa conduta, buscando a verdade, a prática de virtudes e a felicidade. Não devemos confundir ética e moral, a ética não cria a moral nem estabelece seus princípios, normas ou regras.

Ética empresarial - A empresa tem sido entendida como uma atividade econômica organizada, exercida profissionalmente pelo empresário, através do estabelecimento. Para um melhor entendimento uma empresa é uma organização particular, governamental, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de obter lucros. Ética empresarial diz respeito a regras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas.

A sociedade tem exigido que a empresa busque a ética nas relações com seus clientes, fornecedores, competidores, empregados, governo e público em geral. Se as empresa agirem de forma ética, podem estabelecer normas de condutas para que seus dirigentes e empregados, exigindo que ajam com lealdade e dedicação. O comportamento ético é a única maneira de obtenção de lucro com respaldo moral de uma organização.

Trabalho em equipe - Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com