TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos e características de um Negócio Desejado

Por:   •  29/10/2017  •  Exam  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 9

Lista de revisão 1º Bimestre

Disciplina

Desenvolvimento de Negócios

Professor

Henio Fontão

Questão 01.

Descreva os fundamentos e características de um Negócio Desejado.

Gabarito

“Negócio Desejado”: Negócio desejado antecede todas as atividades do planejamento. Se o empreendedor tem de planejar, tem de saber para quê está planejando – para chegar ao negócio idealizado em sua visão, ao qual estão associados os objetivos organizacionais, a missão, a visão, as estratégias correntes e os fatores-chave de sucesso. O negócio desejado, na verdade, é formulado com base nos objetivos organizacionais, que determinam as prioridades da empresa.

Questão 02.

Explique as principais diferenças entre as três principais estratégias necessárias para o desenvolvimento de um negócio, segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000).

Gabarito

As Estratégias Organizacionais referem-se á estrutura organizacional da empresa, ou seja, às divisões de departamentos, níveis hierárquicos, com distribuições de poder, linhas de comando e comunicação etc.

As Estratégias Corporativas referem-se à avaliação processos, identificação e alocação de recursos materiais, financeiros, humanos e as capacidades instaladas ou disponíveis para fazer a empresa funcionar de determinada forma.

 

As Estratégias Competitivas preocupam-se em como o empreendedor examina a operação da sua empresa no mercado que atua. Devem-se verificar as políticas de preço, o próprio segmento de mercado, os concorrentes, fornecedores, tecnologias etc.

Questão 03.

Segundo Rodrigues, Riscarolli e Fontão (2010), quais os elementos específicos de um negócio desejado?

Gabarito

Missão, Visão, Estratégias Vigentes e Fatores críticos de Sucesso.

Questão 04.

Quais são os dois principais papéis que a TI (Tecnologia da Informação) pode desempenhar em uma empresa. Explique.

Gabarito

Nesta questão, espera-se que o aluno descreva os dois principais papéis da TI em uma empresa, ou seja: (1) como simples fornecedora de soluções ou (2) como instrumento de inovação do negócio. A partir desses conceitos, espera-se que o aluno compreenda que a TI pode e deve ser usada, além de uma simples fornecedora de soluções para as necessidades de informação e comunicação da empresa, mas, como um instrumento para o desenvolvimento de inovações, além do potencial para ser a base para o próprio modelo de negócio, ou seja, para as empresas as quais a essência do seu negócio está na TI. Neste caso, é importante que todas as estratégias do empreendimento devam considerar a TI como o cerne do negócio.  

Questão 05.

Segundo Churchill, Peter (2005), a natureza do ambiente depende muito do tipo de concorrência. Para esse autor, quais são os quatro tipos de principais de concorrência.

Gabarito

Pura: É quando os produtos similares são oferecidos e os compradores e vendedores já conhecem o produto. Tanto compradores e vendedores podem entrar no mercado facilmente.

Monopolista: Ocorre quando existem muitos vendedores de produtos e serviços similares, mas, com alguma diferenciação, e cada um tem participação relativamente pequena no mercado. 

Oligopólio: Isto acontece quando os produtos são similares e poucos vendedores controlam a maior parte do mercado. 

Monopólio: Ocorre quando uma única empresa mantém um monopólio sobre um produto, ou seja, ela é a única empresa que vende em uma determinada área, possuindo grande controle sobre o preço.

Questão 06.

Descreva quais são as forças competitivas de Porter. Explique as relações estratégicas entre um empreendimento e as forças competitivas.

Gabarito

Nesta questão, espera-se que o aluno descreva as cinco forças competitivas de Michael Porter, ou seja: (1) concorrentes do setor; (2) novos concorrentes potenciais; (3) produtos substitutos; (4) compradores e (5) fornecedores.

 A partir desses conceitos, espera-se que o aluno compreenda e descreva que a atratividade de um segmento se altera na medida das delimitações para entrada e saída desse segmento.

Questão 07.

Relacione as características do perfil empreendedor (“dez mandamentos dos empresários bem sucedidos”) com os seus respectivos conceitos.

Item

Conceito

a)

Assumir riscos

b)

Identificar oportunidades

c)

Conhecimento

d)

Otimismo

e)

Tomar decisões

f)

Liderança

g)

Dinamismo

h)

Independência

i)

Organização

j)

Tino Empresarial

Gabarito

Item

f)

Saber definir objetivos, orientar tarefas, combinar métodos, estimular as pessoas no rumo das metas traçadas e favorecer relações equilibradas dentro da equipe de trabalho, em torno do empreendimento. Dentro e fora da empresa, o homem de negócios faz contatos, sejam com clientes, fornecedores, empregados.

i)

Ter capacidade de utilizar recursos humanos, materiais – financeiros e tecnológicos – de forma racional.

j)

O que muita gente acredita ser um “sexto sentido”, intuição, faro empresarial, típico de gente bem-sucedida nos negócios é, na maioria das vezes, a soma de todas as qualidades descritas aqui. Se o empreendedor reúne a maior parte dessas características terá grande chance de ter êxito.

g)

Um empreendedor de sucesso nunca se acomoda, para não perder a capacidade de fazer com que simples ideias se concretizem em negócios efetivos. Cultivar um certo inconformismo diante da rotina é um de seus lemas preferidos.

h)

O empreendedor deve ser livre, evitando protecionismos que, mais tarde, possam se tornar obstáculos aos negócios. Só assim surge a força necessária para fazer valer seus direitos de cidadão-empresário.

c)

Pode vir da experiência prática, de informações obtidas em publicações especializadas, em centros de ensino ou mesmo de “dicas” de pessoas que montaram empreendimentos semelhantes.

d)

Esta é uma característica das pessoas que enxergam o sucesso, em vez de imaginar o fracasso. Capaz de enfrentar obstáculos, o empresário de sucesso sabe olhar além e acima das dificuldades.

b)

Ficar atento e perceber, no momento certo, o que o mercado oferece e reunir as condições propícias para realização de um bom negócio é outra marca importante do empresário bem-sucedido. Ele é um indivíduo curioso e atento às informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

e)

É um processo que exige o levantamento de informações, análise fria da situação, avaliação das alternativas e escolha da solução mais adequada.

a)

Esta é a primeira e uma das maiores qualidades do verdadeiro empreendedor, a coragem de enfrentar desafios, de tentar um novo empreendimento, de buscar, por si só, os melhores caminhos, é ter autodeterminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (233.3 Kb)   docx (607.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com