TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Grupos e Equipes de Trabalho

Por:   •  4/4/2021  •  Resenha  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

Grupos e Equipes de Trabalho

Grupos são definidos como “Dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de determinado objetivo.” Eles podem ser definidos como formais ou informais. Os grupos formais são aqueles que são definidos pela estrutura da organização, já os informais são os que não são formados formalmente nem estruturados pela organização, mas que surgem de acordo com a necessidade de interação social. Os grupos informais ainda podem ser subdefinos como:

• Grupos de Comando: que são grupos que tem relação direta com os superiores no nível hierárquico;

• Grupos de tarefa: que são os grupos de pessoas que tem como objetivo concluir determinada tarefa.

• Grupos de interesse: que são os grupos de pessoas que se reúnem com um objetivo comum e que estão ligados diretamente aos seus interesses pessoais.

• Grupos de Amizade: que são os grupos de pessoas que se reúnem por possuírem características em comum.

A necessidade das pessoas em formarem grupos parte do pressuposto da teoria da identidade social, que diz que a autoestima das pessoas esta ligada diretamente e emocionalmente ao fracasso ou sucesso das organizações a que pertencem. Duante a vida, os indivíduos assumem diversas identidades sociais que podem conter essas características: similaridade, distinção, status e redução da incerteza.

Os grupos, para serem formados, são definidos 5 estágios evolutivos: formação, tormenta, normatização, desempenho e interrupção, podendo porém, que estes não sejam cumpridos de modo ordenado. Outro problema, seguindo a teoria dos 5 estágios é que, ela ignora o contexto organizacional, ou seja, grupos por vezes formados repentinamente tendem a descumprir as etapas de acordo com a necessidade e recurso a eles disponível.

Os grupos também possuem uma organização própria, uma estrutura que ajuda a explicar e prever seus comportamentos, entre essas variáveis estão os papeis, os status, as normas, o tamanho do grupo e sua coesão. Isso define que dentro de cada grupo, sempre haverá indivíduos dotados dessas características e que o grupo é estruturado de acordo com elas.

A tomada de decisão vem sido amplamente utilizada por grupos também. Os juris, tribunais e outros são exemplos disso, que parte do pressuposto que duas cabeças pensam melhor do que uma. Porém, nem sempre essa teoria esta correta. A tomada de decisão em grupo amplia os pontos de vista abordados, aumenta a aceitação das decisões e geram mais conhecimento e informações abrangentes, por outro lado, demandam mais tempo e recurso para serem utilizados, e os contrapontos existentes por vezes geram conflitos que atrasam a tomada de decisão. Também existem técnicas para a tomada de decisão em grupo e o brainstorming, que é definido como “Processo de geração de ideias que estimula as pessoas a expressarem toda e qualquer alternativa ao mesmo tempo em que impede críticas a elas” onde de fato ocorre-se a geração de inúmeras ideias.

A diferença entre grupos de trabalho e equipes de trabalho é que nos grupos de trabalho compartilham-se ideias e informações que ajudem cada integrante a cumprir com seu determinado papel. Já as equipes de trabalho somos os desempenhos individuais resultando numa força de trabalho ainda maior do que as somas das contribuições individuais. Uma equipe de trabalho por sua vez gera uma sinergia positiva por meio d esforço coordenado de trabalho. Essa sinergia positiva é muito buscada pelos gestores pois, o uso intensivo dessas equipes gera um potencial de aumento nos resultado das organizações.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com