TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Investimentos de médio prazo

Por:   •  13/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Questões e Estratégias de Pesquisa

Para a estratégia de pesquisa a utilização da bibliografia base do curso de Administração

Como problema foi definido: Estudo financeiro dos projetos de uma empresa.

  1. Conceitos Relevantes

Projetos independentes

“São projetos cujos os fluxos de caixa não estão relacionados, ou são independentes entre si; a aceitação de um deles não exclui a consideração posterior dos demais projetos.” (GITMAN, 2002)

Projetos mutuamente excludentes

“São projetos que possuem a mesma função, e consequentemente competem entre si. A aceitação de um projeto desse tipo elimina a consideração do posterior de todos os outros projetos do grupo.”

Investimento de médio prazo

Os investimentos de médio prazo são aqueles para qual você planeja por período de um a três anos. Uma boa opção é começar a investir em uma renda variável, via fundos de investimentos em ações. Os fundos de ações sofrem os altos e baixos do mercado acionário, pois suas carteiras são compostas por ações negociadas na Bolsa de Valores. E recomendável que os investidores tenham uma meta anual de ganhos que esteja alinhada aos seus objetivos. Por isso é importante ter uma gestão dinâmica da carteira de investimentos. Tao importante quanto ter uma meta e estabelecer uma meta de ganhos é criar um piso para as perdas, quando seus objetivos são de curto e médio prazo.

Investimento a longo prazo

Os investimentos de longo prazo representam gastos substanciais de um fundo que comprometem uma empresa a determinada linha de ações. Em consequência, ela deve ter um procedimento para analisar e selecionar adequadamente seus investimentos de longo prazo. Deve ser capaz de medir os fluxos de caixa e aplicar técnicas de decisão apropriadas. O orçamento de capital é o processo de avaliação e seleção de investimento de longo prazo compatível com o objetivo da maximização da riqueza do proprietário da empresa.

Investimento liquido

Um investimento liquido é aquele que pode ser convertido em dinheiro rapidamente. A caderneta de poupança é um exemplo de investimento totalmente liquido, o poupador pode secar o valor investido a qualquer momento. Um imóvel por exemplo é um investimento de pouca liquidez pois seu proprietário não consegue vender e fazer dinheiro com a mesma rapidez da poupança citada a cima. Em regra, quanto mais liquido for o investimento menor o prêmio (juros) pago pelo emprestador.

Entrada de caixa operacional e residual

Não é possível explicar o conceito de entrada de caixa operacional e residual sem antes explicar o conceito de investimento inicial. Tendo em mente que se tem um projeto à ser realizado o investimento inicial é o primeiro investimento monetário feito em primeiro momento. Após isso a entrada de caixa operacional é a entrada de dinheiro resultante do investimento feito previamente, tendo essa entrada de dinheiro ocorrendo em parcelas com o decorrer do tempo. Até este ponto todos os investimentos que existem têm, já o fluxo de caixa residual não ocorre em todos os casos. O fluxo de caixa residual é o fluxo que ocorre após o imposto de renda, para se obter um livro maior.

Depreciação

Depreciação pode ser definida como “o direito de realizar lançamento sistemático de uma parcela dos custos dos ativos permanentes contra as receitas anuais. Essa alocação do custo histórico ao longo do tempo é chamada de depreciação. ” (GITMAN, 2002)

Uma metodologia de depreciação visando fins contábeis, a base é o sistema modificado de recuperação acelerada de custos (SMRAC), que tem como base a lei de reforma tributária norte-americana. Já para fins de análise/relatórios financeiros, as possibilidades são bem mais amplas.

Segundo Gitman (2002) “o período de tempo no qual um ativo é depreciado pode afetar significativamente o padrão dos fluxos de caixa.” Em termos práticos, quanto mais curta for a vida útil de um ativos, mais rápido o fluxo de caixa criado pela baixa contábil da depreciação será recebido, sendo o inverso também verdadeiro.

Imposto de renda obtido na venda dos ativos velhos

Os resultados obtidos na venda de um ativo velho da empresa são entradas liquidas de caixa. Os mesmos ainda são normalmente sujeitos a algum imposto que, varia diretamente com a relação entre o preço de venda, preço inicial e valor contábil do ativo.

Existem quatro cenários possíveis quando tomamos a situação de venda de um ativo como base:

  • O ativo é vendido a um preço superior ao preço inicial de compra
  • O ativo é vendido a um preço superior ao seu valor contábil
  • O ativo é vendido por seu valor contábil
  • O ativo é vendido a um preço inferior ao seu valor contábil

Necessidade do capital de giro

A necessidade de capital de giro é função do ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administração financeira. Contudo, a redução do ciclo de caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas. O cálculo através do ciclo financeiro possibilita mais facilmente prever a necessidade de capital de giro em função de uma alteração nas políticas de prazos médios ou no volume de vendas. Capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar). Existe a expressão "Capital em Giro", que seriam os bens efetivamente em uso.

Fluxo de caixa incremental

Segundo (Gitman, 2002) o passo final nas estimativas das entradas de caixa operacionais a serem utilizadas na avaliação do projeto proposto é calcular as entradas de caixa incrementais ou relevantes, pois as entradas de caixa incrementais são necessárias, já que interessa saber apenas quanto de caixa fluirá para empresa, como o resultado do projeto e proposto. Assim devemos entender como incremental os valores relevantes para a avaliação que se originam em conseqüência da decisão de investimento. A construção do fluxo de caixa de um projeto de investimento deve ser realizada para que o projeto possa ser analisado com vistas na tomada de decisão sobre a implantação ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (303.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com