TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Perfis de Liderança

Por:   •  28/8/2018  •  Dissertação  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

“Liderança é a arte de educar, orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores resultados num ambiente de desafios, riscos e incertezas” (MACÊDO e Colaboradores, 2012:94 apud Victor Cláudio Paradela Ferreira...[et al.], 2017, p. 91).

Para essa arte ser executada com sucesso o líder deverá possuir características de diferentes perfis de liderança para serem utilizadas de acordo com a situação e as pessoas envolvidas.

A seguir vamos descrever e caracterizar os perfis de liderança mais comuns nas organizações.

Segundo (Victor Cláudio Paradela Ferreira...[et al.], 2017, p. 97) acreditou-se que a liderança era inata, ou seja, quem nascesse com certas características (físicas, intelectuais, sociais) seria líder. Foram realizadas mais de 100 pesquisas e os resultados não foram suficientes para validar essa teoria.

Rensis Likert em 1971 concluiu que o melhor estilo para liderar seria o participativo, onde o líder escuta os liderados, preza pelo bem-estar, promove o trabalho em equipe e o fluxo de informações, as decisões são tomadas em conjunto, acompanha a evolução da tecnologia e motiva oferecendo condições para alcance dos objetivos.

Em 1973, Kurt Lewin propôs a existência de três estilos de liderança: Autocrático, onde o líder é centralizador, decide sozinho e controla tudo; Participativo, a equipe é ouvida, participa da tomada de decisões e tem maiores responsabilidades; Laissez-faire ou liberal, a equipe decide como fazer, quando fazer

Dentro de cada estilo de liderança podemos identificar alguns tipos diferentes de perfis. Um estudo realizado pelo Portal Adminstradores listou os 10 perfis de liderança mais comuns atualmente, cada um com suas características, vantagens e desvantagens.

Acredito que o líder que dominar os 5 perfis abaixo entre os 10 listados esteja mais próximo do sucesso.

- Líder democrático, promove a participação e tem confiança na equipe para a tomada de decisões, porém pode ser considerado indeciso ao sempre depender da opinião alheia para tomar uma decisão. Esse perfil motiva o funcionário ao demonstrar a sua importância no processo decisório.

- Líder autoritário, não possui habilidade para feedback, não ouve os liderados, não tem sensibilidade para lidar com as pessoas. Manter esse estilo de liderança isoladamente diminui a longevidade do líder na empresa, a informação e o conhecimento mudou o perfil dos liderados, poucos se sujeitam a esse tipo de liderança, mas pode ser utilizado em momentos específicos para situações que exijam solução imetiata.

- Líder centralizador, não promove a participação da equipe e toma as decisões sozinho, também pode ser útil como o autoritário em momentos específicos. Geralmente a equipe liderada com esse perfil não possui maturidade suficiente para “andar com os próprios pés˜, seja por idade ou inexperiência profissional, mas que estejam em processo de evolução.

- Líder inspirador, é exemplo para a equipe, cada um sabe o que fazer e como fazer espelhando-se nas atitudes do líder. Pode inibir o desenvolvimento do profissional, uma vez que ao espelhar-se no líder deixa de lado seus traços, sua personalidade.

- Líder liberal, funciona em equipes com um maior nível de maturidade, ele dá poder aos mais qualificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com