TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Decisórios Nas Organizações

Por:   •  22/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 3

Situação Problema:

Uma empresa, para ter sucesso, precisa se prevenir quanto aos possíveis problemas organizacionais e, para isso, estudar o processo decisório a torna preparada para as tomadas de decisões, de modo a garantir os resultados que a organização precisa alcançar e, ainda assim, respeitar a identidade da empresa constituída principalmente pela missão, visão e valores.

Para serem tomadas decisões eficazes, é importante entender as principais fontes de limitações na tomada de decisão de acordo com a análise dos ambientes interno e externo.

Uma empresa que não se previne, de forma a entender as principais fontes de limitações na tomada de decisão, pode perder o direcionamento.

Redigir um texto sobre as principais fontes de limitações na tomada de decisão: percepção limitada, informação parcial, lógica da satisfação e Limitação na decisão por interferência política.

Resposta:

A tomada de decisão é uma tarefa sensível em muitos aspectos de vida, sendo no âmbito pessoal quanto no profissional. Mas muitas fontes de limitação podem interferir a tomada de decisão. Dentre as principais delas destacam-se a percepção limitada, a informação parcial, a lógica da satisfação e a limitação na decisão por interferência política.

A fonte de limitação que mais se destaca é a percepção limitada, pois as experiências vividas anteriormente, preconceitos e ameaças influenciam diretamente no processo. Essa limitação pode conduzir a diferentes tipos de interpretação do mesmo fato por pessoas diferentes o que prejudica a qualidade das decisões tomadas.

A informação parcial, por sua vez, se refere ao fato de que as informações existentes para seria para auxiliar na tomada de decisão esteja incompleta ou limitadas. Significa que as informações obtidas não foram efetivamente coletadas de maneira correta ou a fonte não era confiável. Sendo assim, a tomada de decisão e compreendida pela ausência de informação relevantes.

Outra forma de limitação é a lógica da satisfação. Essa se baseia em tomar decisão mais fácil ou a que é mais satisfatória, sendo assim, há uma negligência em não considerar todas as possibilidades disponíveis, isso pode ocasionar a escolha de uma medida que não seja a melhor ou a mais eficaz. É importante considerar todas as opções disponíveis antes de tomar uma decisão.

Por fim, a interferência política é uma fonte comum de limitação na tomada de decisão. Isso ocorre quando grupos políticos ou grupos de interesse interfere na tomada de decisão em prol do benefício próprio indo contra o interesse real. É C1 - Internal use

importante que qualquer tipo de decisão que seja tomada venha a beneficiar a necessidade da sociedade não a interesse políticos.

Em suma, fica a cargo dos responsáveis por tomar decisões que reconheçam e considerem as limitações existentes, a fim de garantir uma decisão informada e de qualidade. Para isso e necessário esforços para garantir fontes de informações confiáveis e que não busque agradar nenhum tipo de grupo e seja imparcial na tomada de decisão. Desta maneira será possível minimizar as limitações e maximizar os resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com